TV Tupi
Assis Chateaubriand foi o fundador da TV Tupi, o primeiro canal a entrar no ar oficialmente em 18 de setembro de 1950, no canal 3 de São Paulo, sendo o transmissor da televisão colocado no topo do prédio do Banco do Estado de São Paulo. Inicialmente foi transmitido com apenas uma câmera, posteriormente os equipamentos chegaram de navio, dos Estados Unidos. A televisão, na época era privilégio de poucos, pelo alto custo do aparelho e por este ser importado.
Vários improvisos foram feitos antes da exibição oficial, sendo o primeiro programa criado especialmente para a televisão o TV Taba, cuja apresentação ficava a cargo de Homero Silva. Além dele, Lima Duarte, Hebe Camargo, Mazzaropi, Ciccilo, o balé de Lia Aguiar Vadeco, Ivon Cury, Wilma Bentivigna, Aurélio Campos, o jogador Baltazar, a orquestra de George Henri e a poetisa Rosalina Coelho Lisboa também participavam.
“Imagens do Dia” foi o primeiro telejornal no Brasil vinculado pela TV Tupi em 19 de setembro, geralmente às 21:30 ou 22:00 hs. Mesmo sem audiência significativa Chateaubriand vendeu um ano de espaço publicitário para algumas empresas. O primeiro teleteatro estreou em novembro daquele ano, era um drama policial chamado “A vida por um fio” (baseado no norte-americano Sorry, Wrong Number), com Lima Duarte, Lia de Aguiar, Walter Forster, Dionísio Azevedo e Yara Lins, que contava a história de uma mulher estrangulada pelo marido com o fio do telefone.
TV Record
Naquela época, só a TV Tupi estava no ar, até que em 27 de setembro de 1953, mais precisamente às 20 horas, entrava no ar a TV Record, com um programa musical apresentado por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo. Equipada com o que havia de mais avançado na época, causou impacto na imprensa.
Trazido pelo humorista Chico Anysio em 1960, o videotape permitiu que os erros ao vivo fossem corrigidos previamente em horário diferente de sua exibição, com a utilização do videotape também houve a inauguração de mais 27 emissoras com 80% da programação as produções realizadas no eixo Rio-São Paulo.
TV Excelsior
Até 1960 a grande diversão na televisão eram os seriados estrangeiros, quando surgiu a TV Excelsior, que revolucionou a televisão brasileira, cujo foco principal era a produção de telenovelas, sendo a primeira emissora a implantar a transmissão em rede, ou seja, simultaneamente para várias cidades, fechando as portas em 1970, ano em que surgiu a TVE. A TV Cultura foi inaugurada em setembro de 1960, pelos Diários Associados. Na década de 60, a TV Tupi fez sucesso com algumas novelas, abordando temas urbanos, suburbanos ou regionais após a novela “Beto RockFeller” (1968), de Bráulio Pedroso e Cassiano Gabres Mendes, entre as novelas exibidas a mais conhecida foi o drama cubano “O direito de nascer”, que bateu recordes de audiência. Mais tarde surgiu um dos mais famosos programas de humor da TV Record, a “Família Trapo”, transmitindo direto do Teatro Record em São Paulo e que serviu de inspiração para o programa“Sai de Baixo”, da Rede Globo, nos anos 90, pois além do humor, também era um programa de platéia. Confira um trecho do programa “A Família Trapo”:
TV Globo
As primeiras transmissões de televisão via satélite no Brasil ocorreram em 1965. A TV Globodo Rio de Janeiro, que mais tarde formaria a Rede Globo, entrou no ar em 26 de abril e em 1967 a TV Bandeirantes de São Paulo.
Em 1962 a TV em cores chegou no Brasil, quando a TV Excelsior de São Paulo começou a transmitir, no Sistema NTSC (padrão americano), o programa Moacyr Franco Show, um ano depois a TV Tupi de São Paulo também experimentou a transmissão com o seriado Bonanzana noites de Sábado, mas o sistema não durou pois os receptores coloridos eram importados e de custo muito alto.
Somente em 1972, com a regulamentação do sistema PAL-M ocorreu a primeira transmissão em cores no Brasil, em Caxias do Sul, na Festa da Uva (em 19 de fevereiro) e em 31 de maio foi inaugurada oficialmente a televisão em cores no Brasil. Até a década de 70, a TV Globo e aTV Tupi lideraram a audiência na maioria das praças, mas devido às sucessivas crises administrativas e financeiras vividas pela TV Tupi, a Rede Globo assumiu uma posição de hegemonia no mercado televisivo brasileiro, sendo ainda hoje alvo de críticas pelo poder de opinião que exerce sobre a população.
Após o fechamento da TV Tupi em São Paulo, o governo federal passou o ativo da emissora para empresários afim de formalizar um lobby com o governo militar.
Neste jogo, estava no páreo o Grupo Abril, a TVS (atual SBT) e o Grupo Bloch. Como na época a Revista Veja estava incomodando o governo com críticas, eles decidiram passar uma nova licença do canal 4 paulistano para a TVS, o canal 6 carioca para o Grupo Bloch ( TV Manchete) e os outros ativos da emissora como o prédio, equipamentos e outro canal não utilizado para o Grupo Abril.
Apesar de não conseguir a licença do canal 4 em VHF, necessário para realizar o projeto de criação de sua rede de televisão, em 1990 o Grupo Abril conseguiria o seu canal em UHF, aMTV Brasil.
TVS (atual SBT)
Em 1976, Sílvio Santos iniciou a operação do Canal 11 do Rio de Janeiro, denominada TVS, embrião do SBT. Através desse canal, cuja programação era baseada em filmes e desenhos, começou a realizar seu sonho.
No pequeno estúdio do bairro de São Cristóvão, começaram a ser produzidos os primeiros programas do canal, até Silvio Santos obter uma concessão do governo federal e ser autorizado a assumir mais quatro emissoras remanescentes da Rede Tupi.
Em 19 de agosto de 1981 nascia a TVS, que inaugurou sua programação com a transmissão da assinatura de contrato entre Silvio Santos e o governo federal, representado pelo então presidente Ernesto Geisel e o Ministro das Comunicações, Euclides Quandt de Oliveira.
Obrigado por lei a preencher 12 horas de programação diária, o Sistema Brasileiro de Televisão começou a se apresentar ao público através de filmes e desenhos, um pouco de jornalismo e obviamente o Programa Silvio Santos. Logo vieram “Reapertura”, ”Moacyr Franco Show”, ”O Homem do Sapato Branco”, ” Povo na TV” e “Alegria”. O SBT alcançou rapidamente uma posição de destaque em audiência, chegando a uma participação de 24% no seu primeiro ano de operação.
Rede Manchete
Em 1983, com investimento de 50 milhões de dólares, era inaugurado o canal 6 no Rio de Janeiro, simultaneamente às outras emissoras de São Paulo, Belo Horizonte e a afiliada de Porto Alegre. A Rede Manchete tinha como slogan “a televisão do ano 2000”, e buscava elitizar e ao mesmo tempo nacionalizar, os temas de seus programas. Embora tenha tido grandes momentos de liderança, como com a novela Pantanal, o Grupo Bloch entra em profunda crise. Em 1997 a TV Manchete é vendida ao Grupo TeleTV . E em 1999, ela dá lugar à Rede TV!, ironicamente sem nunca ter alcançado o ano 2000. No vídeo abaixo você confere a última vinheta exibida pela TV Manchete, no exato momento em que entra no ar a Rede TV!.
Comentários