O boletim de balneabilidade das praias divulgado nesta sexta-feira (25) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) constatou que cinco praias estão impróprias para banho na costa leste do Rio Grande do Norte.
De acordo com o estudo, as praias de Pirangi do Sul, em Nísia Floresta, Balneário Pium, em Parnamirim, Mãe Luíza e foz do Rio Potengi, em Natal, e Barra de Maxaranguape, no município de mesmo nome, não apresentaram resultados positivos.
Nestas praias foi encontrada uma quantidade alta de coliformes fecais, acima do considerado próprio para banho pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
A presente classificação das praias poderá ser considerada válida até a emissão do próximo boletim, prevista para a próxima sexta-feira, dia 31 de dezembro de 2009.
O estudo da balneabilidade das praias é realizado pelo IFRN e Idema em todo o litoral norte-rio-grandense, em um estudo chamado Programa Água Azul, em parceria com Governo do Estado, através da Secretaria de Recursos Hídricos, entre outras instituições parceiras como Idiarn, UFRN e Ufersa.
Ao todo são 48 praias monitoradas, se estendendo da praia de Bacopari, em Baía Formosa, na divisa com a Paraíba, até o município de Tibau, divisa com Ceará.
As amostras foram coletadas nesta quinta-feira (24) e o boletim é válido até a próxima sexta-feira, o último dia do ano (31), quando deve ser divulgado um novo resultado.
*Com informações do IFRN.
Comentários