Garibaldi se mantém em posição de destaque no Senado

Comissões
Após a inviabilização de seu nome para presidir o Senado mais uma vez, Garibaldi Filho foi conduzido à Presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa. O parlamentar discutia também a possibilidade de presidir a Comissão de Constituição e Justiça, mas ficou mesmo na CAE.
Entre as surpresas na eleição dos presidentes das comissões esteve a indicação do ex-presidente Fernando Collor para a comissão de Serviços de Infra-estrutura (CI). Ao contrário dos acordos que comumente são feitos entre os partidos, a eleição foi disputada voto a voto e o presidente cassado superou a petista Idelli Salvatti.
Eleição
A primeira eleição suplementar em 2009 no Rio Grande do Norte ocorreu em Patu, em 1º de março. O pleito de 2008 precisou ser anulado devido à desaprovação das contas do ex-prefeito Ednardo Moura, que foi eleito em 2008 com mais de 50% dos votos válidos. Com isso, teve início a disputa pela sucessão entre o presidente da Câmara, Alexandrino Suassuna, o Xanxan, e Evilásia Gildênia, mulher de Ednardo Moura.
Na eleição, que teve cobertura em tempo real do portal Nominuto.com, Evilásia levou a melhor com 290 votos de diferença sobre Xanxan (3.526 a 3.236). 
Atos secretos
O então diretor-geral do Senado há 14 anos, Agaciel Maia, ganhou as manchetes de todos os jornais do país no início deste ano e, em 3 de março, cedeu às pressões de deixou o cargo, após o escândalo sobre os atos secretos do Senado Federal. Na despedida, Agaciel disse que todos conheciam o esforço que ele fez para “construir o Senado”.
Alforria
O deputado federal Rogério Marinho, em março, conseguiu a sua liberação para deixar o PSB sem o risco de perder o mandato. O ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral, julgou como procedente o pedido de justa causa do parlamentar e Rogério Marinho se tornou o primeiro deputado federal do Brasil a conseguir a autorização judicial para migrar de legenda após a resolução da fidelidade partidária. 

Comentários