No último domingo (29), aconteceu uma rodada eletrizante do Campeonato Brasileiro. 10 jogos, oito deles valendo alguma coisa, mínima que fosse. Claro, as televisões também foram destaque nesta função. A seguir, algumas boazinhas delas:
• Globo e RBS TV tiveram posturas bem diferentes. A rede nacional não enviou time de cabine aos dois jogos que fez. Luís Roberto e Cléber Machado, ambos na tranquilidade e comodidade dos estúdios em Corinthians x Flamengo e Goiás x São Paulo, respectivamente. Já a afiliada gaúcha fez bonito, tendo o narrador Paulo Brito e Maurício Saraiva presentes à Ilha do Retiro para Sport x Inter.
• No Twitter, Jorge Kajuru aproveitou e criticou a Globo por isso, quando percebeu após cair a imagem do Serra Dourada e o Cléber dizer: “caiu o sinal lá de Goiânia”. Disse ele às claras – e, no fundo, não deixa de ter sua verdade: “a Globo não vai porque tem medo da reação da torcida”. No caso da Vila Belmiro, em Santos, isso é bem verdade.
• A Band teve como diferencial positivo a cobertura, com postos ao vivo, em praticamente todas as partidas decisivas. Além das duas que transmitiu, teve reportagem direta em Palmeiras x Atlético Mineiro, Cruzeiro x Coritiba, Atlético Paranaense x Botafogo, Fluminense x Vitória e no jogo de Recife.
• As duas se postaram diferentes quando o baderneiro invadiu o campo antes do pênalti do segundo gol flamenguista. A Globo, dando uma de TV europeia, “escondeu” o fato mostrando outros lugares do campo. Isso, para mim, é omitir informação do público. Bem foi a Band, ao mostrar tudo às claras.
Próximo domingo
Segundo a tabela no site da CBF, os jogos de TV aberta serão Flamengo x Grêmio, Botafogo x Palmeiras e Santos x Cruzeiro (RJ, SP e MG, respectivamente). Noto uma incoerência: Inter x Santo André, jogo que envolve um dos candidatos ao título, sem exibição direta para Porto Alegre, como foi ano passado na mesma última rodada com Grêmio x Atlético Mineiro.
A gafe do Luciano
Na semana passada, durante LDU x Fluminense, o principal momento da transmissão da Bandeirantes foi quando Luciano do Valle se equivocou e disse “ao vivo aqui na Globo”, corrigindo logo depois. Talvez fosse o inconsciente dele traindo-o por saber que sua emissora estava “quase encoxando” a concorrente, que exibia o filme “Munique”, na Grande SP. Domingo, antes da rede ser separada para as transmissões do Brasileiro, ele deu uma baita volta olímpica ao falar da gafe, que acabou não justificando, preferindo enaltecer a Globo e sua parceria com a Band no futebol, os 11 anos em que lá esteve e afins.
Televisionamento repetido
Esta semana, a programação da Globo será igual à da semana passada: Flu x LDU para todo o Brasil, menos o Estado de SP e a Grande BH, que verão o filme “Encurralados”. Já a Band vai para o país inteiro, na acepção da palavra. É procedimento diferente do adotado ano passado: Inter x Estudiantes, que na ida a Globo havia passado só no RS, na volta foi enviado para toda a rede, incluindo o eixo RJ/SP.
Comentários