Aluno de escola pública é primeiro lugar em Medicina

Josecleyton Ramalho da Silva, 18 anos, estudou a vida inteira em escola pública e já na primeira tentativa conseguiu a aprovação em primeiro lugar para o curso de Medicina, o mais disputado do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Filho de família humilde – o pai é conferente numa companhia de laticínios e a mãe é recepcionista numa repartição pública –, Josecleyton afirmou que sempre contou com o apoio dos pais para os estudos. “Meu pai abriu mão de um bom emprego no interior para que eu e meus irmãos tivéssemos a oportunidade de estudar em Natal”. 

Ainda sob o impacto da emoção, o futuro médico conversou com a reportagem do Nominuto.com e disse que recebia o resultado como “uma premiação pela dedicação e pelos anos de estudo”. “Estou muito feliz, porque o ano foi de muitas dificuldades. Estou surpreso com o primeiro lugar, mas o que importa mesmo é a aprovação”, comemorou. 

Josecleyton revelou que cursou os oito anos do ensino fundamental no Instituto Ary Parreiras, depois ingressou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), onde está no último período do curso de Informática. Ele admitiu que foi complicado conciliar os estudos no IFRN com as aulas do curso isolado que fez para se preparar para o vestibular. “Eu tive que me dedicar mais ainda, porque as aulas no IFRN são muito puxadas. Mas contei com o apoio dos meus professores do Lógico Cursos”.

O novo universitário mora com os pais e dois irmãos no bairro do Bom Pastor, zona Oeste de Natal. Josecleyton seguiu os passos do irmão mais velho, que já está no 6º período de Medicina da UFRN. 

Ele disse que ainda não tinha visto ninguém da família depois que soube do resultado, mas conversou com os pais pelo telefone e garantiu que a mãe e o pai estão “felizes” e “orgulhosos” com a conquista. 

Professor destaca “humildade” de Josecleyton
João Maria Fraga, professor de História do IFRN e diretor do Lógico Cursos, destacou a origem humilde de Josecleyton e afirmou que aprovação do estudante “representa a quebra de um paradigma”.

“Como ex-aluno da antiga Escola Técnica Federal, me sinto gratificado por ver um aluno daquela instituição ser aprovado no curso mais concorrido da UFRN. Isso quebra um paradigma e mostra que, para passar em Medicina, não é preciso estudar a vida inteira em escola particular nem ser de família tradicional. Estamos muito emocionados, sobretudo pela origem humilde dele”, declarou.

O professor enfatizou que Josecleyton sempre demonstrou “capacidade intelectual, humildade e simplicidade”. “Ele sempre um aluno dedicado. Prova disso é que recebeu duas condecorações por se destacar como nosso melhor aluno”, festejou.

Comentários