CAMPANHA SERÁ FEDERALIZADA NO ESTADO
Há quem duvide, mas particularmente não abrigo a menor dúvida que a campanha deste ano terá forte aspecto de federalização. De um lado, os candidatos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do outro, os inimigos do governo Lula, no caso, Democratas e os Tucanos.
IBERÊ SE BENEFICIA COM O GOVERNO LULA I
Esse aspecto federalizado da campanha eleitoral deste ano tende a beneficiar diretamente o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) que representará o arco de alianças que oferecem suporte político ao presidente Lula. Independente das qualidade políticas e pessoais de Iberê Ferreira, essa forte união com o Governo Federal a partir do início do processo eleitoral propriamente dito servirá para impulsionar a sua candidatura.
IBERÊ SE BENEFICIA COM O GOVERNO LULA II
Na federalizada campanha eleitoral deste ano, Iberê Ferreira de Souza será o representante do presidente Lula no Rio Grande do Norte. Representante de um presidente da República que, independente de gostar ou não há o reconhecimento de que foi um governante promove avanços importantes para o Brasil e que mês a mês apresenta índices elevados de aceitação popular.
IBERÊ SE BENEFICIA COM O GOVERNO LULA III
Em nível de Rio Grande do Norte, as ações do Governo Federal serão computadas em favor do seu representante direto, no caso, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza. Em Mossoró, mais diretamente, podemos mencionar o Complexo Viário da Abolição cuja obra foi iniciada e será mostrada como resultado da parceria entre o presidente Lula e governo do PSB em nível de Estado.
ROSALBA ROSADO E O ESTIGMA ‘ANTI-LULA’
Como candidata do bloco oposicionista, tanto em nível de Rio Grande do Norte quanto no plano nacional, a senadora milongueira Rosalba Rosado (DEM) iniciará uma campanha tendo que sustentar o estigma de ser a candidata ‘anti-Lula’. A sua imagem será fortemente vinculada ao senador José Agripino (DEM), justamente o mais feroz e radical opositor de Lula no Congresso Nacional.
DIFICULDADES PARA SE LIVRAR DO ESTIGMA I
Mesmo que a “governadora de férias” pretenda a todo custo se desvincular da imagem de opositora do presidente Lula, será algo extremamente difícil e que exigirá habilidades além do normal.
DIFICULDADES PARA SE LIVRAR DO ESTIGMA II
Em síntese: Rosalba Rosado será a candidata ‘anti-Lula’ na disputa pelo Governo do Estado e, particularmente considero esse fato a principal dificuldade a ser enfrentada pela senadora mossoroense na campanha eleitoral. Pior até do que não ter resultado de ação como parlamentar.
LIGAÇÃO DE ROSALBA ROSADO E ARRUDA
Enquanto o vice-governador Iberê Ferreira tem, até por uma questão de aliança, o seu nome vinculado ao do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a senadora Rosalba Rosado além do estigma de ser opositora ao presidente Lula, corre sérios riscos de ter o nome seu relacionado ao ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda que protagonizou um dos escândalos mais graves da história política recente brasileira.
ARRUDA LANÇOU CANDIDATURA DE ROSALBA
Para se ter uma dimensão da relação próxima entre a senadora milongueira Rosalba Rosado e o José Roberto Arruda, coube exatamente ao ex-governador do Distrito Federal fazer uma espécie de lançamento oficial da pré-candidatura de Rosalba Rosado ao Governo do Estado, durante evento coordenado pelos Democratas do Rio Grande do Norte. O evento, era nada menos do que seminário voltado para gestão pública e teve como principal palestrante: José Roberto Arruda. Em cima deste fato e da constatação de que a campanha será realmente federalizada, o eleitor vai querer saber quais foram os conselhos que Arruda deu a Rosalba. O eleitor vai querer saber o que Rosalba assimilou da palestra de José Roberto Arruda.
MENSALÃO DO DEM/DF E ROSALBA ROSADO
Enquanto a tendência de quem está ao lado do presidente Lula, seja no Rio Grande do Norte ou em qualquer lugar do planeta será o de voar em céu de brigadeiro. No caso do DEM e mais especificamente da senadora Rosalba Rosado, terá de se explicar quanto ao poderoso esquema de corrupção no Distrito Federal. E o eleitorado, cada dia mais esclarecido, terminará vinculando até mesmo de forma natural, o caso do mensalão do DEM a pretensão de Rosalba Rosado chegar ao governo do Estado. Esta aí um problemão e tanto.
GRANDE SEMELHANÇA ENTRE LAÍRE E ROSALBA
Posso até estar equivocado, mas existe uma forte semelhança entre a “governadora de férias” Rosalba Rosado e o então candidato a prefeito de Mossoró nas eleições de 1988, o médico Laíre Rosado. No período pré-eleitoral, Laíre chegou a atingir 70% de preferência do eleitorado mossoroense.
Comentários