ECONOMIA: Negócios entre China e RN podem ser ampliados

As relações comerciais entre o Rio Grande do Norte e a China podem ser ampliados nos próximos meses, com o aumento na interação entre as economias. Na próxima quinta-feira (18), os potiguares recebem dois especialistas em investimentos que representam a China. Eles vem ao Estado para conhecer e apresentar as oportunidades de novos negócios. 

O encontro acontece às 14 horas, na Casa da Indústria o 1° Workshop de Negócios RN-China, com o tema "Identificação de Oportunidades e Investimentos com a China”. O evento tem apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), da Secretaria de Energia e Assuntos Internacionais (SENINT), da Federação das Indústrias do RN (FIERN) e do Sebrae – RN. 

A programação é composta de um panorama sobre a China, características do mercado consumidor, modo de atração de investimentos e venda na China, competitividade com custos de produção e infra-estrutura logística dos negócios.

Os palestrantes Vladimir Milton Pomar, diretor de negócios na China da BWP S/A, empresa de consultoria especializada no mercado asiático e o advogado Marcelo de Oliveira Mello, responsável por coordenar os processos jurídicos de incorporação e atuação da Petrobras na China irão palestrar sobre atração de investimentos e negócios com a China. 

O workshop é voltado para empreendedores, profissionais liberais, dirigentes de entidades empresariais do estado, além de integrantes das áreas da agricultura, turismo, indústria, comércio, serviços, planejamento e finanças, energia e relações internacionais do governo do Rio Grande do Norte e de diversos municípios do estado.

Programação 
14h00 – Abertura 
14h30 - Panorâmica sobre a China 
15h30 – Características do Mercado Consumidor 
16h00 – Intervalo para lanche 
16h15 - Atrair investimentos e vender na China 
17h00 – Debate 
18h00 – Encerramento 
Conteúdo de cada capítulo: 

1. Palestra Panorâmica sobre a China: Economia, Geografia, Cultura, História, Etnias, Política, Reformas 1979-2009, Desenvolvimento Social, Comércio Exterior, Perspectivas 2010-2030. 

2. Características do Mercado Consumidor: diferenças de renda e de desenvolvimento entre as regiões do Litoral, Norte-Nordeste, Sul e Centro-Oeste: províncias, regiões autônomas, regiões metropolitanas (municipalidades), as maiores cidades. Competitividade: custos de produção e infra-estrutura de logística. 

3. Atrair investimentos e vender na China: cultura de negócios; participação em feiras e rodadas de negócios; diferenças e semelhanças em política tributária, burocracia e contabilidade; promoção em supermercados e mercados populares; relacionamento com empresários e governantes chineses; pesquisas de mercado; planejamento estratégico para ingresso no mercado chinês: ações de curto, médio e longo prazos.

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