MENSAGENS SUBLIMINARES DE GARIBALDI
A nota oficial emitida na quarta-feira passada pelo senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) conclamando um entendimento com o primo Henrique Eduardo Alves (PMDB) para as eleições deste ano, foi o fato novo neste momento quente de pré-campanha eleitoral.
SUGERINDO A MUDANÇA DE HENRIQUE
A nota de Garibaldi Filho chegou a se sobressair em relação ao problema de saúde do vice-governador Iberê Ferreira (PSB) que estava sendo a tônica das conversas políticas em nível de Rio Grande do Norte. A nota é cheia de mensagens subliminares, mas que se forem interpretadas em sua essência, mostram Garibaldi fazendo um apelo para que o deputado Henrique Eduardo Alves migre para a oposição.
ESTARIAM OS DOIS alves COMBINADOS?
A grande pergunta, inclusive entre peemedebistas tradicionais diz respeito ao conhecimento do deputado Henrique Eduardo quanto ao teor das palavras de Garibaldi no conteúdo da nota. Henrique teria sido pego de surpresa ou a nota teria sido “revisada” pelo deputado? Este humilde escriba acredita piamente que Henrique não foi pego de surpresa. A nota foi redigida com o devido consentimento do presidente do PMDB no Rio Grande do Norte sim.
QUAL O INTERESSE REAL DE HENRIQUE?
Em se confirmando a elaboração da nota de Garibaldi com aval de Henrique, qual seria então o real interesse do deputado Henrique Eduardo Alves? Sinceramente, este humilde escriba não faz a menor ideia até porque, Henrique Eduardo tem se colocado como o principal representante de Lula no Estado, com mais prestígio até do que alguns petistas. Por isso que a compreensão do fato é muito complicada.
ABRINDO MÃO DE UM GRANDE PRESTÍGIO
Henrique Eduardo Alves, sendo o principal representante do presidente Lula no Rio Grande do Norte, teria interesse em abrir mão desse prestígio, jogar tudo para o alto e embarcar em uma espécie de “aventura eleitoral”? Mais uma vez este escriba acredita piamente que não.
MENSAGEM QUE PRECISA SER DECIFRADA
A real mensagem da nota de Garibaldi precisa ser decifrada. Mas, na verdade, não o que o senador está pensando porque todos sabem com exatidão que ele pensa na eleição da senadora Rosalba Rosado (DEM), mas o que realmente estaria passando na cabeça do deputado Henrique Eduardo Alves. É exatamente aí onde reside a grande indagação que se faz.
REAÇÕES E MAIS REAÇÕES NO PMDB/RN
O deputado estadual Nélter Queiroz já avisou: se Henrique optar por uma composição com os Democratas (DEM) ele não acompanhará a posição do presidente do seu partido. O parlamentar de Jucurutu está muito bem acomodado nas hostes governistas e defende a presença do partido no palanque do PSB.
JOSÉ DIAS CONCORDA COM GARIBALDI
Já o líder da legenda na Assembleia Legislativa, deputado estadual José Dias, vê riscos em uma aliança com o PSB para as eleições deste ano. Ele considera um suicídio político tanto para Garibaldi quanto para Henrique. Dias entende que o melhor caminho para os peemedebistas é mesmo bloco oposicionista estadual.
WALTER E POTY PREFEREM O SILÊNCIO
Os deputados estaduais Poty Cavalcanti Júnior e Walter Alves estão silentes quanto a este assunto. Walter não se aprofunda na questão, mas sabe-se que ele acompanha a posição do senador Garibaldi Alves. Se for melhor para a reeleição do senador, Walter assina embaixo. Enquanto Poty, esse sim, não solta uma palavra a respeito das composições que podem ser feitas pelo PMDB. A posição de Poty Júnior é um enigma até então indecifrável. Até demais.
Comentários