A Record já começou a se articular na tentativa de buscar com exclusividade os Direitos de Transmissão do Campeonato Brasileiro de 2012. O atual contrato de transmissão para TV da competição pertence a Rede Globo e garante exclusividade até 2011. A emissora detém os direitos de transmissão do principal evento esportivo do país desde muito tempo e é um dos carros chefes da Rede.
A Record já tentou negociar os direitos de transmissão anteriormente, mesmo oferecendo um valor alto, a Globo cobriu a proposta e continuou com os direitos na época, conseguindo fechar mais um contrato. Desta vez, muito mais do que simplesmente inflacionar o Mercado, como era a principal intenção da última tentativa, a emissora da Barra Funda pretende pegar pesado para tomar o futebol brasileiro da Globo.
Segundo fontes ligadas a Record, a emissora dos Bispos está numa articulação pesada e cogita até mesmo fechar em prejuízo um acordo milionário que garante a ela os direitos de exibição. A emissora vai oferecer 750 milhões de reais pelo novo contrato, mas caso a Globo cubra, os números podem chegar a 1 bilhão com direitos a algumas regalias que seriam negociáveis.
Além do valor alto e absolutamente irreal, o principal trunfo é a mudança de horário dos jogos no meio de semana. A Record estaria disposta a aceitar transmitir os jogos de quarta-feira às 8 da noite, coisa que a concorrente não aceita sequer ouvir. Essa vantagem, aliada ao muito dinheiro, pode ser uma forma de tentar seduzir os clubes a fechar contrato com a emissora.
Porém, nem mesmo dentro da Record acredita-se que ela irá conseguir isso. Sabe-se que os clubes brasileiros têm dirigentes duvidosos e que fecharam uma série de acordos nebulosos. A Rede Globo deve pegar pesado para garantir continuar com exclusividade no contrato de exibição do futebol brasileiro e isso inclui ameaças contra estes dirigentes em seus principais telejornais. Nenhum dirigente quer ver seu nome ligado a problemas na Justiça, nem a matérias investigativas, principalmente porque torcedores não costumam aceitar facilmente dirigentes assim.
É impossível dizer o que vai acontecer, mas o fato é que a Record quer entrar nesta briga e entrar para vencer, se ela vai conseguir, só o tempo dirá.
Comentários