Guarda Municipal segue servindo de referência para outros municípios
O que chegou a ser alvo de muitas críticas por parte daqueles que não acreditavam em seu trabalho e potencialidade enquanto instituição, a Guarda Municipal de Ceará-Mirim, vem ao longo de seus quase dez anos de existência, servindo de referência para outras cidades do Interior do Rio Grande do Norte, e até mesmo para outros estados da região Nordeste.
Um exemplo claro e recente sobre o assunto, foi o convite feito a Instituição cearamirinense, pelo prefeito do município de Cerro Corá, no sentido de que seu corpo técnico pudesse proferir palestra para autoridades e população daquele município, que planeja implementar sua Guarda Municipal.
Prontamente, o prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto-PR e o secretário de Defesa Social e Cidadania do município, Luciano Morais da Silva, autorizaram a ida de uma equipe técnica à Cerro Corá, com o intuito de oferecer uma parcela de contribuição para a criação da Guarda Municipal daquela região.
Na oportunidade, uma equipe chefiada pela GM Aretusa Kaline, foi recebida em Cerro Corá pelo Sargento Adaildo, responsável pelo policiamento daquela cidade, e em solenidade realizada na Câmara Municipal, a Guarda cearamirinense apresentou com muita propriedade, uma explanação sobre o que vem a ser uma Instituição Guarda Municipal, suas atribuições, seu funcionamento no contexto geral e a importância que representa para qualquer município que queira contribuir para uma melhor qualidade de vida para a sua população.
Assistiram a palestra da Guarda Municipal de Ceará-Mirim, vereadores, secretários municipais e a sociedade civil em geral, que classificaram como bastante proveitosa a explanação das informações.
“Para nós aqui de Cerro Corá, é uma honra receber a Guarda Municipal de Ceará-Mirim que hoje é referência em todo o estado do Rio Grande do Norte”, ressalta o Sargento Adaildo, ao destacar que o seu município irá com certeza se espelhar na Instituição de Ceará-Mirim para a implantação da Guarda em Cerro Corá, objetivando oferecer a população um órgão voltado para a manutenção da ordem pública e proteção aos munícipes.
De acordo com a GM Aretusa Kaline, a metodologia por ela utilizada durante o encontro foi bastante simples e objetiva, onde todos sentiram-se muito à vontade para perguntar e esclarecer dúvidas em relação ao trabalho da Instituição.
Ainda de acordo com Aretusa, o encontro foi considerado pelas autoridades presentes, como uma grande contribuição dada por Ceará-Mirim, por meio da Secretaria de Defesa Social, ao município de Cerro Corá. “É que naquele momento já foi criada uma comissão que irá trabalhar juntamente com os poderes Executivo e Legislativo, bem como toda a sociedade, no projeto de constituição de sua Guarda Municipal”, explicou Aretusa.
Na mesma noite, a equipe de Ceará-Mirim ainda foi convidada à conhecer um pouco da história da cidade de Cerro Corá, e participar de uma blitz que estava sendo realizada pela Polícia Militar.
“A população de Cerro Corá assistiu e viu na prática como a Guarda Municipal trabalha, o que pode fazer, e principalmente, viu que as forças policiais podem trabalhar integradas. Foi realmente fantástico e muito gratificante”, finaliza a GM Aretusa Kaline.
Comentários