Conheça as doenças provocadas pelo tabagismo


Todo mundo sabe que fumar faz mal a saúde. Entretanto, muita gente não está preocupada com o que este vicio é capaz de trazer, ou então, desconhece a gravidade do problema. O cigarro está associado a uma série de fatores que podem prejudicar o funcionamento do nosso organismo.
Segundo pesquisas, ela é responsável por 30% das mortes causadas por câncer. Além do câncer de pulmão, o fumo provoca outros tipos de doenças, como câncer de boca, laringe, rim, bexiga, colo do útero, esôfago, pâncreas e faringe. Na verdade, ele compromete todos os nossos órgãos, que, com o passar do tempo, apresentam um desempenho muito menor se comparados aos de uma pessoa não fumante.
O tabagismo ainda é responsável por 85% das mortes com causas ligadas a doenças pulmonares obstrutivas, como bronquite e enfisema. Ele também aumenta as chances de óbito por derrame cerebral e outros problemas cerebrovasculares.
Bom, são inúmeras as conseqüências oriundas do fumo: rouquidão, já que o cigarro dilata as cordas vocais, aumento da pressão arterial, obstrução de vasos sanguíneos, úlcera peptídica, distúrbios no duodeno, aumento da probabilidade de nascimento prematuro, queda na qualidade do leite materno, adenocarcinoma, uma espécie de câncer nos órgãos reprodutivos, e muito mais.
A maleficência do cigarro se deve a alta qualidade de substancias tóxicas que possui. Além da nicotina, responsável por provocar o vício, ele é composto por metais pesados (chumbo e cádmio – causam hipertensão, câncer de próstata, fibrose pulmonar), elementos radioativos, amônia, formol, monóxido de carbono, níquel, solventes, etc.
Sabemos que não é fácil parar de fumar. Entretanto, diante de todos esses problemas, vale à pena fazer um esforço. Peça ajuda aos seus amigos e familiares e, caso seja necessário, consulte um especialista para que ele possa te orientar.

Comentários