SAÚDE: Existe risco de usar tintura de cabelo na gravidez

Durante a gravidez, a futura mamãe precisa redobrar a atenção com a sua saúde. Qualquer descuido pode afetar o desenvolvimento do feto e, conseqüentemente, provocar problemas mais graves.
Até mesmo atitudes simples, como pintar os cabelos, oferecem riscos ao bebe. O uso indiscriminado de produtos químicos, permanentes e relaxantes não é indicado para as mulheres que estão gestantes. O mesmo serve para a descoloração, que exige a aplicação de peróxido de hidrogênio, uma substancia bastante nociva a nossa saúde.
Apesar de existirem poucos estudos sobre os efeitos da tintura durante a gravidez, o conselho dado ao público feminino é de que ele seja evitado. Nos estudos realizados em animais, nenhuma alteração significativa foi vista no desenvolvimento fetal, isso para a aplicação de dozes 100 vezes mais altas do que as que são utilizadas em humanos.
Como ainda não foi obtido um resultado concreto, a discussão entre a comunidade médica continua. Os especialistas querem saber se uma quantidade pequena de tintura pode ser absorvida pela pele após aplicação e causar algum tipo de dano. O estudo citado anteriormente não apresentou anormalidades, como defeitos no crescimento do feto. Entretanto, houve uma pequena absorção de substâncias químicas pela pele.
Por causa disso, a recomendação continua sendo a mesma, ou seja, que as gestantes evitem a realização de alguns procedimentos, como relaxamentos, permanentes e coloração, principalmente no inicio da gravidez, quando ocorre a diferenciação celular.
Qualquer alteração neste processo é suficiente para deixar seqüelas e impedir o bom desenvolvimento do bebe. O ideal, para pedir maiores esclarecimentos, é consultar um médico. Além de te dar as orientações necessárias, ele vai avaliar sua condição clinica e acompanhar de perto sua gravidez, estando pronto para agir caso surja algum problema.

Comentários