Prefeito Antônio Peixoto vai à residência do mais ilustre folião de Ceará-Mirim entregar placa de homenagem

Durante as comemorações alusivas aos 152 anos de emancipação política de Ceará-Mirim, ocorridas na semana de 26 a 30 de julho, o governo Peixoto, prestou, mais do que justa, uma homenagem à dois cidadãos cearamirinenses pelos seus relevantes serviços prestados ao município.
Trata-se de dois ícones da cultura cearamirinense: Maria das Dores de Sá (Dorinha Parteira) e Luiz Pereira de Morais (carnavalesco e desportista Luiz de Júlia), numa solenidade na noite da segunda-feira 26/07, que lotou o auditório “Prefeito Roberto Varela” da Estação Cultural, de amigos, familiares, autoridades e a população.
Luiz de Júlia, por problemas de saúde não pôde comparecer para receber a homenagem.
Já Dorinha parteira, recebeu do prefeito Antônio Peixoto, a placa com dedicatória por tudo o quanto já realizou pela saúde, pelo povo e pela história de Ceará-Mirim.
Na ocasião, o prefeito Antônio Peixoto destacou que o seu governo apenas está reconhecendo a participação dessas pessoas num contexto geral para o engrandecimento do município. “O nosso governo está reconhecendo que esses dois cidadãos cearamirinenses realmente prestaram serviços relevantes à comunidade”, frisa o prefeito.
ATITUDE DE RESPEITO
Na última sexta-feira 30 de julho, feriado municipal pelo aniversário da cidade, num gesto de respeito e carinho pelo povo dessa terra, o prefeito Antônio Peixoto, fez questão de ir à residência de Luiz de Júlia, para entregar pessoalmente a placa com dedicatória de homenagem especial, pelos seus relevantes serviços prestados à Ceará-Mirim.
O imortal carnavalesco e desportista cearamirinense, Luiz de Júlia, se recupera de graves problemas de saúde. Com seus 88 anos de idade e sentado em sua velha cadeira de balanço, olhou firmemente para o prefeito e, visivelmente emocionado exclamou: “Nunca um prefeito esteve em minha casa para me prestar uma homenagem como essa. Estou muito satisfeito prefeito e que Deus lhe abençoe”, disse com a voz embaraçada.
Antes de entregar a placa, o próprio prefeito, fez para o homenageado, a leitura do que nela estava escrito, entregando-lhe em seguida. “Isso é o mínimo que a gente pode fazer pelas pessoas que tanto fizeram pela cultura e pelo desenvolvimento do nosso município, assim como o senhor fez ao longo de sua vida, com amor e com dedicação”, ressaltou o prefeito.
LUIZ DE JÚLIA
Luiz Pereira de Morais, nasceu em Ceará-Mirim aos 7 de julho de 1922. Filho de Rodolfo Pereira de Morais e de Júlia Barbosa da Silva, daí, Luiz de Júlia.
Por problemas de saúde, teve de se afastar da profissão de sapateiro, ofício que está sendo seguido por filhos e netos. Amante do futebol, foi diretor do Náutico Esporte Clube de Ceará-Mirim por muitos anos, conquistando vários títulos pelo clube que ainda é presidente de honra.
Como músico, atuou na Banda Municipal ao lado de Tenente Djalma Ribeiro e José Vicente.
Sempre foi um apaixonado pelo folclore, tendo sido proprietário de um pastoril na antiga rua Nova, hoje Rodolfo Garcia. Como irreverente folião carnavalesco, promoveu diversas agremiações: “Bloco da Girafa”, “Asa de Ouro”, “Mocidade do Frevo” e várias tribos de índios.
A animação era característica natural  de Luiz de Júlia nas madrugadas do Ceará-Mirim antigo, mostrando, naquela época, o seu lado boêmio realizando diversas serenatas em companhia dos amigos Cirineu Campos, Raimundinho do violão, Manoel Sobral, entre outros.
No carnaval de 2007, já com 85 anos de vida – bem vivida – ele vestiu uma de suas antigas fantasias e saiu à passear por diversas ruas de Ceará-Mirim, relembrando os bons tempos da folia de outrora.
Na longevidade dos seus 88 anos de idade, aposentado, Seu Luiz de Júlia, passa por problemas de saúde. No último dia 30 de julho deste ano de 2010, recebeu em sua residência, próximo à Rua da Cruz, no centro de Ceará-Mirim, o prefeito Antônio Peixoto, de quem recebeu uma placa de homenagem, com dedicatória especial pelos seus relevantes serviços prestados ao município de Ceará-Mirim.

Comentários