Defesa Social implementa programa contra drogas e violência nas escolas

Apresentar uma proposta para o desenvolvimento de estratégias e ações contínuas no enfrentamento à violência, com ênfase no combate ao uso de drogas nas escolas.

Este é o principal objetivo do Programa de Segurança Pública e Prevenção à Violência na Escola-PROCEV Escola, que está sendo implementado nas escolas da rede municipal de ensino, pela Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania, em parceria com as polícias Civil, Militar e Guarda Municipal.

O Programa, é norteado pelas diretrizes da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas-SENAD, Secretaria Nacional de Segurança Pública-SENASP e do Conselho Estadual de Entorpecentes-CONEM.

O PROCEV Escola, está sendo focado inicialmente nas escolas da rede municipal de ensino, e consiste na atuação da prevenção e enfrentamento das drogas, além do controle da violência.

A SEDESC utiliza uma metodologia de intervenção, pautada na conscientização de todos os envolvidos direta ou indiretamente no cotidiano escolar, mediante mecanismos lúdicos e impactantes.

De acordo com a coordenadoria técnica da Secretaria Municipal de Defesa Social, o Programa também objetiva retratar um diagnóstico da comunidade escolar, através do qual, será apresentado um quadro geral estatístico, identificando quais os tipos de violência que são vivenciados em cada estabelecimento de ensino.

A partir dos dados apresentados, serão montadas estratégias de combate, em parceria com toda a comunidade escolar, além de pais de alunos e órgãos competentes.

“Trabalhar de forma integrada, viabiliza uma maior probabilidade das ações serem implantadas com maior eficiência e eficácia. Neste propósito, a comunidade escolar, juntamente com a família, por ser o berço de formação dos nossos jovens, deve ser a pioneira nessa política de segurança pública”, destaca o secretário de Defesa Social, Luciano Morais.

O Programa já foi iniciado pela Escola Municipal Augusto Meira, tendo sido recebido satisfatoriamente pelos corpos docente e discente da unidade de ensino, o que contribuiu de forma significativa, para analisar a sua viabilidade.

Sob esta vertente, informa o corpo técnico da Sedesc, é importante frisar que a participação de todos os envolvidos no processo, é imprescindível para que o ambiente de ensino-aprendizagem seja produtivo.

Creditos: Jorge Moreira

Comentários