Fiscalização para o uso de cadeirinha começa hoje nessa quarta-feira (01), prazo estipulado para que os motoristas adequarem às exigências de transito. A partir de hoje o equipamento passa a ser obrigatório para crianças de até sete anos de idade, que descumprir a lei pode ser multado R$ 191,54, além de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além de ter o carro apreendido caso seja necessário.
A fiscalização começa hoje em todo o Brasil, segundo informações, centenas de pessoas já foram multadas. Também vão ocorrer nas cidades blits educativas, para informar os motoristas, além de poder tirar as dúvidas. O principal objetivo desse projeto é diminuir a morte de crianças em acidentes, sendo que já foi comprovado os benefícios e eficácia.
A cadeirinha precisa ser especifica para cada idade e peso. Antes de comprar os pais precisam ficar atentas á explicação. Ás crianças de 0 á 1 ano precisam utilizar a cadeirinha bebê conforto (até 13 quilos). Já de 1 á 4 anos precisam utilizar a cadeirinha (de 9 á 18 quilos). Já de 4 á 7 anos precisam utilizar o assento (até 36 quilos), até dar a altura correta para o cinto de segurança. Lembrando que apenas as crianças de 10 anos podem sentar no banco da frente, e mesmo assim utilizando o cinto de segurança.
A cadeirinha vale para todos os veículos, exceto os transportes coletivos, de aluguel, taxi, e superiores a três toneladas. Os veículos que possuem apenas bancos dianteiros podem usar a cadeirinha, porém é necessário desativar o airbag frontal caso haja necessidade.
Os pais precisam verificar todas as instruções da cadeirinha, afinal é questão de segurança. Os especialistas pedem para prender bem a cadeirinha ao cinto de segurança, o número de mortes de crianças provavelmente vai diminuir significativamente.
Comentários