A propaganda eleitoral gratuita teve inicio no dia 17 de agosto. Como todos já sabem, este espaço é concedido aos candidatos para que eles possam apresentar seus projetos e convencer os eleitores. Porém, como o tempo de apresentação é curto, muitos usam a criatividade para conquistar os votos. A paródia é a principal aposta de quem está concorrendo a umcargo publico. Musicas hilárias que citam repetidamente o nome e o número do candidato ganham espaço na propaganda eleitoral. Os mais velhos devem se lembrar da candidatura do apresentador Silvio Santos à presidência da Republica, em 1989. Ela era embalada pelo seu famoso jingle (Silvio Santos vem aí, olé, olé, olá!), que até hoje é tocado em algumas programações do SBT.
Outro candidato que se destacou por causa de sua excentricidade foi Enéas, do extinto PRONA (Partido da Reedificação da Ordem nacional). Seu estilo enérgico fez parte de suas campanhas a presidência e para deputado federal (2002). Pelo menos ao congresso, ele obteve sucesso, pois ficou entre os candidatos mais votados da história. Em 2006, quem se destacou foi Samuel Silva, que durante 24 segundos de propaganda, anunciava seu nome exaustivamente. Ele era candidato a deputadoestadual, pelo PMN (Partido da Mobilização Nacional). Nessas eleições, o horário gratuito também está repleto de candidatos, no mínimo, inusitados. O mais comentado talvez seja o humorista Tiririca, que concorre ao cargo de deputado federal. Mesmo não apresentando propostas em sua propaganda, ele conseguiu ficar gravado na memória do eleitor. Seu jargão “Pior do que está, não fica. Vote Tiririca!” já está a boca do povo.
Além do comediante, existem outros candidatos que tentam chamar a atenção de maneira cômica. Luciana Costa, por exemplo, usa a mesma expressão contundente de Enéias Carneiro para conquistar seu objetivo. Já Ronaldo Esper aposta seu estilo polemico para chegar ao congresso. Abaixo, você conferir um vídeo trazendo outras campanhas bastante engraçadas.
Comentários