Anvisa deve estabelecer novas regras para venda de antibióticos

Anvisa deve estabelecer novas regras para venda de antibióticos
Muitas pessoas tomam remédios por conta própria, onde acabam colocando em risco sua saúde, pois o uso de alguns remédios pode acarretar vários efeitos colaterais e acabar provocando malefícios a nossa saúde.

No entanto, devido o aumento de casos e de mortes provocadas pelo uso desregrado de antibióticos, agentes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiram se reunir nesta sexta-feira (22) para definir novas regras para a venda de antibióticos no Brasil, onde as medidas visam dificultar a venda e o uso desses remédios.
O principal objetivo dessas mudanças é acabar com o uso irresponsável de antibióticos, uma prática cada vez mais freqüente entre as pessoas e que faz com que as bactérias adquiram resistência aos medicamentos.
A proposta da Anvisa é fazer com que os antibióticos passem a fazer parte da lista de medicamentos com controle especial. Pois assim o uso dos antibióticos ficará mais restrito.
Sendo necessário que os médicos emitam a receita em duas vias, onde uma fica retida na farmácia e a outra permanece com o paciente, que não poderá usá-la mais de uma vez.

Atualmente, os pacientes só precisam de uma receita simples para comprar os antibióticos. No entanto, a maioria das farmácias do país descumpre essa norma e não exigem a prescrição médica na hora da compra do medicamento.
Mas com as novas regras, os estabelecimentos que desobedecerem a legislação estarão sujeitos à aplicação de multas e até mesmo ao fechamento do local.
Essa discussão sobre as novas regras foi acelerada pela Anvisa devido os casos recentes de disseminação de bactérias multirresistentes, que já atingiram hospitais de São Paulo, Distrito Federal e Paraná.
Nesta sexta-feira a Anvisa também vai se reunir com microbiologistas e infectologistas a fim de discutir o combate a essas bactérias, além de decidir também sobre as novas orientações para os profissionais da saúde.

Comentários