Queda nos juros bancários deve aumentar empréstimos

O Banco Central divulgou, nesta semana, dados que podem representar uma expansão na abertura de créditos. Os números apontam que o juro bancário médio nos empréstimos destinado à pessoa física caiu pelo oitavo mês seguido, para 39,4% ao ano em setembro, o menor da série apurada desde julho de 1994.

De acordo com o presidente da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), Adalberto Saviolli, o volume de crédito global divulgado, também registrou 2,4% na mesma parcial, sendo 2,7% para pessoas físicas e 2,1% de expansão nas operações a pessoas jurídicas. 

“A queda de juros, aliada a expansão do crédito, possibilitará um aumento de consumo nas compras de fim de ano. Estima-se mais de 10%, comparado ao ano anterior”, destaca Savioli.

Na opinião do presidente da Acrefi, a relação crédito sobre PIB - classificada historicamente como baixa no Brasil - poderá ultrapassar 50% em 2010 e até 60% em 2012, atingindo um percentual ideal em relação aos padrões internacionais. 

“A grande aposta para este ano, além do crédito imobiliário, é a carteira de veículos e consignado”, enfatiza Savioli. Estas duas linhas são responsáveis por cerca de 70% do total das carteiras das financeiras.

*Com dados da Acrefi

Comentários