SECRETARIA DE SAÚDE AFIRMA QUE DADOS DE INFESTAÇÃO PREDIAL NÃO REFLETEM A REALIDADE DO MUNICÍPIO
A Secretaria Municipal de Saúde de Ceará-Mirim, por meio de nota emitida pelo Setor de Endemias, contesta informações divulgadas recentemente por órgãos de imprensa estadual, no que diz respeito a infestação do mosquito transmissor da dengue, colocando o município como o segundo do país com o maior índice.
De acordo com a nota, a maneira como a informação foi passada a população pela imprensa, foi equivocada, uma vez que os números apresentados são frutos de um sorteio realizado pelo Ministério da Saúde,onde são escolhidas algumas cidades do país para que seja feito o Levantamento de Indice Rápido Amostral-LIRA.
Segundo Wanderley de Morais, coordenador do Setor de Endemias de Ceará-Mirim, só para se ter uma idéia, no Rio Grande do Norte existem vários municípios onde o índice de infestação predial é bem mais alto do que em Ceará-Mirim, e eles não foram sorteados para realizarem o LIRA Nacional, e em outros casos, há os que são sorteados e não realizam para não mostrar a realidade do município.
Wanderley explica que, de janeiro a novembro deste ano, os índices de infestação predial vêm variando entre 5,5% e 7,0%, números que ainda são considerados de risco pelo Ministério da Saúde.
“Mas para nós que fazemos parte do setor de endemias, já é uma grande vitória pois, quando chegamos descentralizados no ano de 2000, esse índice girava em torno dos quarenta por cento”, explica o coordenador.
Ele acrescenta,que o município chegou a enfrentar uma epidemia no ano de 2008, e com isso, o trabalho foi intensificado no combate ininterruptamente, até hoje. “De lá para cá, vem sendo feita uma intensificação do trabalho, especialmente no trabalho realizado pelos agentes de saúde, o que desabilita a informação de que o nosso município é o segundo do país com o maior índice de infestação”, explica Wanderley de Morais.
Dentro desse contexto, o coordenador do setor de endemias do município, conclama a população em geral, a formar uma corrente de união contra o mosquito transmissor da dengue, para resolver um velho problema que preocupa a todos.
Mais informações, dúvidas, esclarecimentos ou sugestões, procurar o Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro Administrativo do município ou pelos telefones: (84) 3274-2219 / 9103-5401 ou ainda 9411-1955.
Jorge Moreira
Secretaria Municipal de Comunicação Social – PMCM
Comentários