Justiça Federal concede liminar para suspensão do Enem 2010

Justiça Federal concede liminar para suspensão do Enem 2010
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que foi realizado neste final de semana foi alvo de muitas críticas dos estudantes que necessitavam obter uma boa nota no exame para poder concorrer às vagas dos vestibulares das universidades federais, as quais iriam utilizar parte da nota obtida no exame para selecionar novos alunos.
O exame foi bastante criticado porque vários erros fizeram parte dos dois dias de prova, como falha na impressão dos cabeçalhos dos gabaritos da prova de sábado e falhas na montagem e na repetição de questões do caderno de prova amarelo.
Diante desses erros, a Justiça Federal do Ceará aceitou pedido de liminar do Ministério Público Federal do Estado nesta segunda-feira (8), que pede a suspensão do Enem 2010.
A juíza aceitou a argumentação do MPF, que afirma que os erros na impressão causaram prejuízos para os candidatos.

Tal decisão aconteceu levando em conta os erros de impressão no cartão resposta e nas provas amarelas, além de erros na aplicação das provas, como no caso em que o repórter entrou com um celular na sala de provas.
Essa decisão tem efeito em todo o Brasil, mas cabe recurso.
No entanto, o Ministério da Educação ainda não se pronunciou sobre o assunto.

A solução apresentada pelo Inep (órgão responsável pela realização do Enem) não resolve o problema, segundo a Justiça. Pois a realização de novas provas colocaria todos os candidatos que irão refazer a prova em condição de desigualdade.
O ideal é esperar que novas informações sobre o assunto sejam divulgadas a fim de que possamos tomar alguma decisão. Levando em conta que caso haja um novo exame, é necessário decidir entre a prova do processo seletivo das universidades ou do exame nacional.

Comentários