A guerra só começou! Os próximos dias prometem ser intensos nos bastidores do SBT e Record com sondagens de profissionais, convites e contratações. Sempre de maneira discreta, executivos das duas emissoras farão de tudo para minar o concorrente. Na Barra Funda ninguém assume em voz alta, mas nas conversas mais discretas fica nítida a intenção da emissora em mostrar que tem mais condições econômicas que o SBT e que pode levar quem quiser para seu casting. “A situação na Anhanguera está difícil e ninguém quer ver o barco afundar”, provoca um importante executivo da Record que pediu para manter o nome em sigilo. Muitas das futuras contratações poderão ser predatórias, como já aconteceu no passado quando a Globo tirou apresentadores bons de audiência e faturamento no SBT, Record e Band. Trata-se de uma estratégia para enfraquecer o concorrente, que será obrigado a buscar nomes mais baratos e menos conhecidos para seus projetos.
Nos corredores da Anhanguera são muitos os que afirmam que a emissora prepara um contra-ataque, sondará alguns nomes do adversário e que não deixará que os mais importantes deixem a empresa. É claro que não serão adotadas medidas que elevem o orçamento e que coloquem em risco o planejamento de recuperação do Grupo Silvio Santos. Além disso, há quem afirme que a diretoria já está preparada para falsos convites porque sabe que nesta fase de guerra nos bastidores muitos recorrem à plantação de notícias e espalham propostas que jamais foram pensadas pelo concorrente.
Além da sondagem a artistas e produtores, alguns adotaram a estratégia da contra-informação, que consiste em espalhar boatos principalmente no mercado publicitário sobre o concorrente para minar estratégias comerciais.
Por José Armando Vannucci para o blog Parabólica.
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