TURISMO CEARAMIRINENSE COLOCA O RN EM DESTAQUE NACIONAL


O Rio Grande do Norte foi selecionado pelo Ministério do Turismo entre os 12 estados brasileiros que vão participar do Projeto “Produção Associada ao Turismo”- Ferramenta Metodológica para Desenvolvimento e Integração de Atividades Turísticas. Ceará-Mirim pela sua riqueza turística, histórica e cultural é a única cidade do RN, que já é porta de entrada para implantação desse programa no estado potiguar, também por ser próxima a Natal, capital sede da Copa 2014. O município faz parte das doze cidades brasileiras contempladas por esse projeto, devido à proximidade com as capitais que sediarão a Copa do Mundo.
Recentemente dia 23 do presente mês, a Prefeitura de Ceará-Mirim junto a Agência Costa do Atlântico Turismo, a CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos do Estado e a Agência Rota Turismo CM – Receptivo Localpromoveu um passeio de trem para representantes do turismo nacional, com o objetivo de mostrar as atividades turísticas do município. O trem partiu da Estação da Ribeira em Natal, com destino a terra dos verdes canaviais levando abordo Consultores do Ministério do Turismo, SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e ACG - Associação de Cultura Gerais.
Durante o percurso do trem, produtores culturais promoveram a cultura cearamirinense recitando poesias e trechos literários de autores e escritores do município. Os visitantes ouviram os recitais poéticos e se deliciaram com as riquezas históricas narradas pelo guia de turismo local. Ao chegarem à Estação Ferroviária de Ceará-Mirim foram recepcionados por artistas da terra e em seguida percorreram o “Roteiro dos Engenhos”.
As atividades de produção associada ao Turismo de Ceará-Mirim não se restringem a percorrer os engenhos e conhecer o passado da cultura canavieira local. A Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente elaborou o projeto “As quatro Estações de Ceará-Mirim - Conhecendo e vivenciando a arte, os engenhos, o saber e os sabores dessa terra lendária”.
Na chegada da cidade encontra-se a primeira das quatro estações, a “Estação das Artes”. Lá os ilustres turistas conheceram a Estação Cultural onde acontece diversas apresentações culturais de artistas da terra. Na ocasião foram recebidos pelo “Cordel do Fogo de Luz”, um espetáculo em versos de cordel; visitaram a feirinha do artesanato local e conheceram o Mestre Santana, assim como parte da sua obra artesanal de talhas e esculturas de madeira.
Os turistas conheceram ainda, a diversidade de produtos artesanais do município e seguiram para um “city tour” pelos principais pontos turísticos de Ceará-Mirim, denominado “Estação do Saber”. Visitaram os antigos casarios, prédios históricos, como o Solar Antunes, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, o Monumento Santa Cruz, a Biblioteca Pública e o Sobrado das Correias.
Saindo da Estação do Saber seguiram para a “Estação dos Engenhos”. No caminho apreciaram suas ruínas e lendas. A primeira parada aconteceu no Engenho Verde Nasce, local onde se encontra o túmulo de Emma Tompson e sua história. Além disso, os turistas voltaram ao passado quando entraram no interior do engenho para conhecer como se dava o processo de produção da cana de açúcar e em seguida partiram para as margens do rio d’água azul. Lá foram recebidos por trabalhadores que além de oferecer o caldo de cana para beber, também produziram talos da cana de açúcar cortados em pequenos pedaços artesanais. Os turistas se deliciaram com a idéia e se encantaram com a vista do vale do Ceará-Mirim.
No retorno ao centro da cidade destaca-se à “Estação do Sabor”, que é o mercado central. No conhecido Mercado do Café, os visitantes podem encontrar uma variedade de pratos típicos da região nordeste e saborear a gastronomia local. Pratos como picado, guisado de carneiro, carne de sol com macaxeira e o tradicional caldo de cana com pão doce, são as principais iguarias, entre outras peculiaridades da culinária cearamirinense.
De acordo com a equipe de agentes turísticos do município, formada por Bartira Seixas, karoline Mabel, Edvaldo Morais e Francisco Navegantes, a proposta deste trabalho é desenvolver uma ferramenta metodológica detalhada para o desenvolvimento das atividades turísticas em Ceará-Mirim e promover a integração entre o artesanato, manifestações culturais e produtos agropecuários, como forma de agregar valor as atividades turísticas através de uma produção associada ao turismo local.
Segundo Mirian Rocha, Consultora do Ministério do Turismo, as atividades turísticas de Ceará-Mirim obtiveram 90% de aprovação para participar do Projeto Produção Associada ao Turismo e a cidade vai compor o Catálogo Turístico Nacional. Além disso, os agentes locais receberão em Brasília, dia 08 de dezembro deste ano, das mãos do próprio Ministro do Turismo, um certificado de capacitação para atuarem como consultores no município.

Comentários