MAIS DE 150 PESSOAS FIZERAM O TESTE RÁPIDO DO HIV


Para vivenciar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, vivido nesta quarta-feira 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Ceará-Mirim, realizou durante todo o dia, na Escola Estadual Ubaldo Bezerra de Melo – centro, a campanha “Fique sabendo”.
O objetivo, foi o de conscientizar a população sobre a importância da realização do teste para o diagnóstico do HIV, tendo em vista que milhares de pessoas desconhecem sua condição sorológica, e ter acesso ao tratamento como direito de todo cidadão.
De acordo com Daniel Miranda, coordenador da campanha, enfermeiros, bioquímicos, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde das unidades do PSF, além de técnicos do Hospital Municipal Percílio Alves e da própria Secretaria de Saúde, totalizando 21 profissionais, participaram da campanha.
Foram realizados 165 testes rápidos, dos quais, 93 usuários do sexo masculino. “Esse número surpreendeu à todos nós, inclusive a Secretaria de Saúde do Estado, vez que, os homens têm mais resistência em fazer exames e procurar os serviços de saúde”, relata Daniel Miranda.
Do total de exames realizados, nenhum apresentou resultado positivo, o que elevou o grau de satisfação da equipe que participou da campanha, tendo em vista que a Aids é uma doença grave com forte estigma social.
Os testes rápidos foram realizados a partir da coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo, tendo o resultado a mesma confiabilidade dos exames convencionais, e o tempo médio para conhecimento do resultado foi de 15 minutos após a coleta, tendo sido o teste gratuito e sigiloso.
Daniel Miranda também explica que, muitos jovens e adolescentes deixaram de realizar o exame, por não seguirem as recomendações da campanha, que exige documento oficial com foto, e ter idade superior a 12 anos.
Além dos exames, os voluntários tiveram ainda o aconselhamento, onde se discutiam comportamentos de riscos, medidas de prevenção, ECT.
Foram distribuídos ainda 350 panfletos explicativos e 1.350 preservativos masculinos.

Jorge Moreira

Secretaria Municipal de Comunicação Social – PMCM

Comentários