Nova doença transmitida pelo mosquito da dengue

Nova doença transmitida pelo mosquito da dengue
Acaba de ser divulgada uma nova doença que é transmitida pelo mosquito da dengue encontrada aqui no Brasil. Acredita-se que três casos até o momento foram identificados, pessoas que voltaram a pouco tempo da Índia e da Indonésia.
A doença é chamada de chikunguya, e é a primeira vez detectada aqui no Brasil, transmitida pelo mesmo mosquito da Dengue Aedes Aegypti. O primeiro caso foi divulgado em agosto desse ano, em um surfista do Rio de Janeiro de 41 anos, ele que havia viajado para a Indonésia.
O segundo caso é no estado de São Paulo, um senhor de 55 anos, que esteve também na Indonésia em setembro. O terceiro caso foi contraído recentemente no mês de dezembro, uma mulher de apenas 25 anos que viajou para a Índia.
A doença também pode ser transmitida pelo mosquito da febre amarela, mais conhecido como aedes albopictus. O caso está sendo estudado, por profissionais. Segundo ao que foi divulgado, os sintomas são parecidos com o da dengue, como: febre alta, dores no corpo, dores articulares, entre outros.
A doença, no entanto não é tão grave como a dengue, porém é mais rara. É necessário tomar alguns medicamentos, como analgésicos, para aliviar as dores. No entanto, não é aconselhável fazer uma automedicação, pois pode agravar ainda mais um caso, o médico deverá ser consultado imediatamente.
No corpo, a doença geralmente demora cerca de uma semana para se manifestar. Se a pessoa infectada for picada por outro mosquito, provavelmente outras pessoas poderão ser infectadas. Segundo o ministério da saúde, não há motivos para pânico, como aconteceu do vírus H1N1, também conhecido como gripe suína. A solução é pedir para a população evitar os focos do mosquito, para que não haja a proliferação. Então faça a sua parte para que a doença não se alastre.

Comentários