O RG (Registro Geral) é um documento de grande importância na vida dos brasileiros, os quais não devem sair de casa sem o mesmo, pois é através do RG que podemos comprovar quem somos.
No entanto, este documento tão importante será substituído pelo RIC (Registro de Identidade Civil), o qual integrará o CPF (Cadastro de Pessoa Física), o título de eleitor, entre outros documentos.
Com ele, cada brasileiro passará a ser identificado por um único número em nível nacional, que está veiculado diretamente às impressões digitais e registrado em um chip presente no cartão, evitando com que a mesma pessoa seja identificada por mais de um número de registro em diferentes estados.
A partir dos próximos meses, parte dos moradores do Rio de Janeiro, Brasília e Salvador serão selecionados pelo Ministério da Justiça para fazer a troca do antigo documento de identidade pelo novo Registro de Identidade Civil, os quais receberão uma carta com tal convocação.
Segundo dados publicados pelo Ministério da Justiça, os cidadãos contemplados nesta etapa inicial receberão uma carta indicando a possibilidade de troca do RG pelo RIC, além do local onde o nome documento poderá ser retirado.
Esse documento foi lançado oficialmente em 30 de dezembro de 2010, devendo substituir gradativamente as atuais cédulas do RG. A troca de todos os documentos de identidade atuais pelo RIC está prevista para ser feita em um prazo de 10 anos.
Comentários