No começo do ano ficamos completamente perdidos em meio a tantas providencias que devemos tomar, pois é neste período que devemos pensar em que escola matricular nossos filhos, que materiais escolares devemos comprar, etc.
Comprar materiais escolares de qualidade está cada vez mais difícil, pois a cada dia que passa a qualidade dos mesmos está inferior, onde os materiais não têm a mesma durabilidade que antes.
Sendo assim, para evitar que alunos e, principalmente, crianças e adolescentes tenham problemas com canetas, cadernos, tintas e outros materiais escolares, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) vai regulamentar um selo de qualidade e segurança com o objetivo de evitar que estudantes fiquem expostos a riscos.
Serão avaliados vinte e dois produtos, onde os laboratórios vão analisar a presença de metais pesados como cádmio e chumbo, os quais estão presentes em plásticos coloridos, tintas e em produtos que tornam o plástico mais maleável. Lembrando que tais substâncias podem provocar o câncer.
Também será testado o grau de toxidade de massinhas de modelagem, pois as mesmas podem causar irritações na pele da criança. E o grau de resistência de alguns objetos para ver se suporta mordidas ou se quebram com facilidade.
Segundo o Inmetro, essa decisão veio depois de ser constado um aumento no número de acidentes com objetos infantis. A idéia deste selo é que o mesmo sirva para trazer tranqüilidade aos pais, que poderão ligar ao Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) caso queiram obter alguma informação ou tiverem denuncias sobre qualidade dos materiais escolares. O número telefone é 0800-282-3040.
Comentários
http://adriano-cesar.zip.net/