O ano de 2010 não deixou saudade para Globo e SBT. Pelo menos em audiência.
O PNT (Painel Nacional de Televisão) do Ibope mostra que as duas redes foram as que mais perderam público no país no ano passado, em relação à 2009.
Mesmo sendo ano de Copa, a Globo encerrou 2010 com média nacional de 18,2 pontos de audiência, ante 19,7 pontos em 2009. Uma queda de 7%. O SBT, por sua vez, foi de 5,9 pontos de média em 2009 para 5,5 pontos em 2010, queda de 6%.
Ambas caíram mais que o número de TVs ligadas, que foi 2% menor em 2010 em relação ao ano anterior. (Cada ponto no PNT corresponde a 191 mil domicílios no país).
No período, os números de Band e RedeTV! pouco se alteraram e somente a Record cresceu. Pulou de 7 pontos em 2009, para 7,2 pontos em 2010. Crescimento de 2%.
Se compararmos a audiência nacional das TVs abertas na década, as mudanças são ainda maiores.
O SBT perdeu quase 50% de seu público de 2000 até 2010. Caiu de 10,4 pontos de média no país para 5,9 pontos, média do ano passado.
Já a Record cresceu 31% na década. Pulou de 5,5 pontos no PNT para 7,2 pontos, média de 2010.
A Globo caiu na década 8,5%: registrou em 2000 média de 19,9 pontos.
ABUSO
Silvio de Abreu ao lado de Marcello Antony, Larissa Maciel e Daisy Lúcidi em intervalo de gravação que revela mais um segredo de “Passione” (Globo)
Alfândega Glória Maria segue no “Globo Repórter” (Globo) em 2011. Ela tem até duas grandes viagens agendadas: embarca no final do mês para a Ásia.
Torcida Mesmo sem o “OK” final da Globo, Juca de Oliveira já está escrevendo o sétimo episódio de “Diversão.com”, especial que pode virar série. “A emissora me pediu 12 ou 13 episódios”, contou ele. O elenco será o mesmo.
Meta O Ibope deve lançar neste ano medição de audiência em tempo real nas praças de Curitiba e Brasília.
Passo a passo A faixa de programas “Bem Simples”, do Fox Life, que traz atrações ao estilo “Faça Você Mesmo”, vai virar um canal independente na TV paga. Deve ser lançado ainda no primeiro semestre.
A pergunta é Por que a Record não pegou um pouco dos R$ 800 mil que gastou por capítulo de “Sansão e Dalila” para investir nas perucas e apliques usados pelo elenco? Parece caracterização do “Casseta & Planeta”.
Bíblica “Sansão e Dalila”, por sinal, estreou anteontem com média de 12 pontos, ante 26 pontos da Globo no horário. (Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP).
Topo O “Jornal Nacional” bateu recorde de audiência anteontem. Marcou 40 pontos de ibope, média que não alcançava desde 2009.
Invadindo a praia Ultraje a Rigor pode ser a banda oficial do talk show que Danilo Gentili terá na Band.
com SAMIA MAZZUCCO
Comentários