TECNAL não é mais responsável pela limpeza pública do município
Prefeitura faz contrato emergencial para limpar a cidade
Com o término do contrato da TECNAL, empresa até então responsável pela limpeza pública de Ceará-Mirim, a Prefeitura fez um contrato em caráter emergencial de três meses, através do qual disponibilizou três carros coletores, mais 40 homens que se juntam a equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo, para, de forma intensificada limpar toda a cidade, retirando lixo e entulhos acumulados.
De acordo com o secretário Municipal de Urbanismo, Lindonor Torres, a equipe da SEMURB, composta de 20 homens, três caçambas e uma reto-escavadeira, está trabalhando intensamente, principalmente nos finais de semana em forma de mutirão nas praias de Muriu, Jacumã e Porto Mirim.
Segundo ele, nesses locais a coleta de lixo já está normalizada, o trabalho intenso é para a retirada de lixo e entulhos que estavam acumulados com o fim do contrato da TECNAL.
O secretário informa também, que cerca de 50 homens estão atuando na ação que tem o objetivo de limpar toda a sede do município o mais brevemente possível.
O Prefeito Antônio Peixoto-PR, que reconhece está enfrentando algumas dificuldades em relação a este serviço, tem acompanhado as ações e determinou que os trabalhos de limpeza da cidade sejam intensificados e urgentes.
Segundo ele, o esforço nesse momento é para a retirada de lixo e entulhos acumulados em toda a cidade.
Desde o início deste mês de janeiro que a equipe da Secretaria de Urbanismo, com caminhões, caçambas, tratores, reto-escavadeira e homens, está trabalhando de forma intensa na cidade e na área litorânea do município recolhendo toneladas de lixo e entulhos acumulados nas ruas.
Segundo o secretário Lindonor Torres, ainda não há uma estimativa exata de quando a cidade estará 100% limpa. “Mas o certo é que onde houver acúmulo nós vamos recolher”, disse.
O Prefeito Antônio Peixoto, entretanto, salienta que, a Prefeitura está fazendo todo esforço em retirar todo o lixo da cidade, mas também a população precisa dar a sua parcela de colaboração. “Não iremos admitir que logo depois desse esforço concentrado para limpar a cidade, os moradores continuem colocando lixo doméstico em locais inadequados como: passeios públicos, terrenos baldios, calçadas e nos dias em que não ocorram a coleta. A partir de agora a Prefeitura vai fiscalizar esses espaços e passar a notificar os moradores que insistirem em sujar a cidade”, ressalta o prefeito.
O Prefeito no entanto, tranqüiliza a população dizendo que não precisa se apavorar, porque, dentro desse esforço concentrado, o serviço de limpeza vai chegar na sua rua e no seu bairro.
Jorge Moreira
Secretaria Municipal de Comunicação Social – PMCM
Comentários