O Programa Corte de Terra desenvolvido no município de Ceará-Mirim está em plena execução durante o governo “Compromisso com o Povo”. Quatro mil hectares de terra já foram cortados nos anos anteriores, equivalem 40.000 mil metros quadrados, sendo beneficiadas 4.000 mil famílias. Só este ano a meta é cortar mais 30.000 mil metros quadrados de extensão territorial, equivalente a três mil hectares. A prioridade do corte é para os agricultores familiares e pequenos produtores rurais. Cada família tem direito à uma hora e meia de trator, gratuitamente.
De acordo com Francisco Navegantes - Secretário Municipal de Agricultura, nos dois primeiros anos do atual governo, o corte de terra realizou-se a partir do mês de março. Em 2011, o período do programa começou mais cedo, sua execução iniciou em janeiro e vai até abril deste ano. As famílias de agricultores e pequenos produtores rurais devem procurar as associações comunitárias para realizar o cadastramento, as quais levaram à secretaria a relação dos beneficiados.
“Não havia corte de terra gratuito, e o agricultor tinha que pagar pelo olho, o combustível e pela gratificação ao tratorista. Hoje o programa é 100% gratuito”, afirma Navegantes. A Prefeitura além de custear com recursos próprios esses gastos, também tem disponível uma frota de 10 tratores para arar as terras do município.
Atualmente existe um novo convênio da Prefeitura de Ceará-Mirim com as associações comunitárias, para uma melhor realização do Programa Corte de Terra, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Dessa forma, as associações e conselhos comunitários são fortalecidos em suas ações agrícolas, e contribuem efetivamente para a geração de emprego e renda no campo.
“O Programa Corte de Terra serve como uma ferramenta de fortalecimento da cidadania e inclusão social, pois permite que o agricultor familiar tenha todas as condições necessárias para produzir. Até porque o preparo da terra é um passo inicial para a produção agrícola”, ressalta o secretário de agricultura.
A Prefeitura de Ceará-Mirim trabalha para aumentar a produção de graus de feijão e milho no município, como também da mandioca, para favorecer a produção de vários derivados, entre eles, a farinha. O governo “Compromisso com o Povo” contribui de forma direta para aquecer a economia local e diminuir a insegurança alimentar.
Jornalista Daiana Brandão
Assessora de Comunicação Social
Prefeitura de Ceará-Mirim
Comentários