Os Conselhos do Idoso e da Habitação foram formados em audiência de posse realizada ontem (22/03), na Prefeitura Municipal da cidade. Cada diretoria foi constituída por um presidente e vice-presidente. Agora o município possui conselheiros com a nobre missão de lutar para se fazer valer os direitos dos idosos e da população desprovida de moradias dignas. Além disso, a presidência dos conselhos, é responsável por viabilizar a implementação de projetos que beneficiem esses grupos sociais na sociedade cearamirinense.
Na presidência do Conselho Municipal do Idoso tomou posse Madson Alex de Souza Assis, Secretário Adjunto da Secretaria da Juventude, Esporte, Cultura e Lazer. A vice-presidente empossada é a ex-assessora municipal de cultura, no governo Roberto Varela, a professora Janete Medeiros. “Pretendemos colocar em prática o estatuto do idoso na nossa cidade, e conscientizarmos os jovens, assim como a população em geral, a respeitar nossos idosos e valorizá-los em nossa sociedade”, afirma o presidente Madson Assis.
Já a diretoria do Conselho Municipal da Habitação está composta pelo presidente Lindonor Torres, Secretário Municipal de Infraestrutura. O mesmo atuou no Conselho Municipal de Saúde. Atualmente assume a responsabilidade de contribuir para que mais projetos habitacionais venham para Ceará-Mirim. Na vice-presidência vai atuar a senhora Conceição Lima.
“Vamos fazer o possível para cumprir nosso papel conforme a lei, em benefício dos cidadãos cearamirinenses. Lutaremos para as famílias que realmente precisam sejam beneficiadas. A prioridade vai ser para as famílias carentes com maior número de membros, as que moram em áreas de risco e vivem em condições precárias”, ressalta o presidente do Conselho da Habitação de Ceará-Mirim.
A instituição do Conselho Municipal do Idoso e do Conselho Municipal da Habitação é uma oportunidade que os moradores do município têm de participar das políticas públicas voltadas ao idoso e ao setor habitacional, no pleno exercício da democracia e cidadania. Na luta para se fazer valer os direitos dos idosos e dos menos favorecidos, os quais não possuem moradias dignas. “A efetivação dos direitos, sejam da criança, do adolescente, do idoso, ou qualquer tipo de direito é uma responsabilidade de todo cidadão, não apenas do poder público”, enfatiza Lourdes Ferreira, Assessora Técnica da SEMTHAS - Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social.
De acordo com a audiência de posse realizada, os conselhos irão funcionar provisoriamente na sede da SEMTHAS, enquanto a prefeitura providencia um local adequado. As reuniões se realizarão semanalmente, nas terças e quintas, a partir da próxima semana. O Conselho do Idoso terá reuniões nas terças e o de Habitação nas quintas-feiras.
Jornalista Daiana Brandão
Assessora de Comunicação Social
Prefeitura de Ceará-Mirim
Assessora de Comunicação Social
Prefeitura de Ceará-Mirim
Comentários