1º Fórum de Leitura de Ceará-Mirim



1º Fórum de Leitura reuniu gestores, supervisores e professores da rede municipal de ensino
Fundamentada na idéia da necessidade de desenvolver o hábito da leitura no âmbito escolar, e visando uma melhor preparação do indivíduo crítico e independente, a Secretaria Municipal de Educação de Ceará-Mirim, realizou na última quarta-feira 29/04, o 1º Fórum de Leitura.
O evento aconteceu no horário de 8h às 12h no auditório “Prefeito Roberto Varela” da Estação Cultural, e foi um momento de oportunidade para uma discussão ampla que abordou a temática.
Gestores, supervisores e professores da rede municipal de ensino, representantes da 5ª DIRED, além da vereadora Graças Freitas-PR, participaram do evento, que contou com a presença do prefeito Antônio Peixoto-PR, e da secretária de educação do município, Ângela Aquino.
O ponto alto do 1º Fórum de Leitura, de Ceará-Mirim, foi a palestra “Políticas Públicas de Incentivo a Leitura Literária nas Escolas Públicas: ação urgente e necessária”, proferida pela renomada educadora com doutorado em educação pela UFRN, Cláudia Santa Rosa, e uma peça teatral infantil, apresentada por crianças alunas da Escola Municipal Adele de Oliveira, baseada na obra “Emília a Boneca Gente”, de Monteiro Lobato, de incentivo a leitura.
Durante a sua palestra, Cláudia destacou que o envolvimento de todos: escola/ família/instituições, etc... é de relevante importância para o incentivo a leitura, mas que, a importância do profissional/educador, é uma das peças chave.
Com uma interação bastante profunda junto aos participantes do evento, Cláudia Santa Rosa, ainda exemplificou vários tipos de atividades de incentivo a leitura, e disse que as políticas públicas são as condições básicas para os municípios investirem no hábito da leitura.
A abertura do Fórum foi feita pelo prefeito Antônio Peixoto que, destacou como um momento de alegria, pela importância que têm essas ações para a educação do município de Ceará-Mirim e para a vida das pessoas, principalmente as crianças
Segundo ele, a participação de cada um dos educadores no momento em que as crianças começam a ler, é um momento por demais importante e satisfatório pela sensação do dever cumprindo. “Estou muito alegre com isso aqui porque vejo que a nossa educação está no caminho certo. Eu não tenho dúvidas que, desde quando assumimos o governo, a educação tem melhorado gradativamente e com certeza vai melhorar ainda mais”, enfatiza o prefeito Antônio Peixoto.
A secretária de educação do município, Ângela Aquino, também definiu o momento como algo muito especial, porque a leitura é o mais importante na vida do aluno.
“Que fique essa reflexão pra todos nós. Muito ainda há o que se fazer, e a gente precisa incentivar mais os nossos alunos ao hábito da leitura, porque a partir do momento que eles começarem a ter o prazer em ler, o educador vai perceber que será bem melhor trabalhar no dia-a-dia com eles”, destaca a secretária Ângela Aquino.

Jorge Moreira

Comentários