ASSISTÊNCIA SOCIAL EM DEBATE


O Prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto-PR, avalia como positivo o 13º Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, realizado em Belém-PA no período de 18 a 20 deste mês de abril.
Acompanhado da secretária de assistência social e primeira-dama do município, Ozeny Fernandes, o prefeito participou do evento que discutiu a descentralização do Sistema Único de Assistência Social-SUAS, construiu uma agenda nacional, e reuniu cerca de 1.800 participantes além de prefeitos de três regiões do país.
O prefeito de Ceará-Mirim acredita que não se pode tratar a assistência social como uma pasta política, já que, todas as propostas de governo giram em torno dela. O prefeito Peixoto, defende a criação de leis que assegurem a realização das ações sociais e garantam às prefeituras o direito e o dever de executá-las.
O encontro aconteceu no Hangar – Centro de Convenções, e serviu para troca de experiências e discutir o tema “Gestão Descentralizada do SUAS: Competências e Responsabilidades dos Município”, e foi uma realização do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social-Congemas, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.
O evento do Congemas foi uma oportunidade para os gestores se apropriarem da Política Nacional, ao mesmo tempo em que as esferas dos poderes estaduais e federal também se ambientaram acerca das ações e problemáticas, ou seja, foi um momento no qual houve uma interação entre as três esferas da Política de Assistência Social, com foco especificamente nos municípios.

Jorge Moreira


Comentários

Unknown disse…
Já que ele se importa tanto com a assistência social, devia de importar também com o bem estar das pessoas da cidade de ceará-mirim, pois a limpeza urbana deixa muito a desejar e as crianças respiram o mal cheiro do lixo deixado nas ruas da cidades.