O coordenador-geral da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), Araken Barbosa de Farias Filho, determinou nesta quarta-feira (6) a notificação da BR distribuidora de combustíveis para que informe o valor, percentual e o motivo do último reajuste de combustíveis.
“Outras distribuidoras serão notificadas. A BR terá 72 horas para responder. Com os dados em mãos será verificado se os postos de combustíveis repassaram os percentuais ou se houve prática abusiva no reajuste dos combustíveis em Natal e Grande Natal. Reajuste este que surpreendeu os consumidores no início desta semana”, disse o coordenador do Procon Estadual.
No final da manhã desta quarta-feira, o coordenador do Procon-RN também participou de uma reunião na sede do Ministério Público Estadual, na Promotoria de Defesa do Consumidor, juntamente com representantes do Procon Municipal, OAB e Câmara Municipal do Natal.
Lá foi anunciado que o PROCON Estadual fará um acompanhamento de preços dos combustíveis de Natal, semanalmente. “A pesquisa será disponibilizada para os veículos de comunicação do Estado e estará no site oficial do Governo do RN para que a sociedade tenha acesso aos preços praticados pelos postos de combustíveis na capital e Grande Natal”, disse Araken Farias.
Segundo o coordenador do Procon Estadual, a entidade dará apoio incondicional às investigações que estão sendo conduzidas pelo Ministério Público sobre a possibilidade de cartel na formatação dos preços dos combustíveis por parte dos postos da cidade. “Nosso dever é ficar ao lado do consumidor e proteger a sociedade de práticas abusivas na política de preços”, disse Araken Farias.
Comentários