Um dia depois de assinar os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de 2012 até 2015 com a Globo, o São Paulo teve a primeira alteração no calendário do Nacional desta temporada a seu favor.
Coincidentemente, o jogo que seria transmitido apenas por TV a cabo ou pay per view foi transferida para uma data em que a Globo transmitirá.
Inicialmente, o time do Morumbi iria enfrentar o Atlético-MG no dia 5 de junho, domingo, às 18h30. Mas na última quarta-feira a CBF disse ter "atendido a grade de programação da Rede Globo" e o confronto contra o clube mineiro será no dia 8 de junho, numa quarta-feira, às 21h50.
Inicialmente não havia jogo do Brasileiro algum marcado para o dia 8 de junho, data reservada para a decisão da Copa do Brasil (que não terá clubes paulistas) e as finais da Libertadores (que pode ter o Santos).
A Globo transmite suas partidas todas as noites de quarta e tardes de domingo.
Com a mudança já serão 6 os jogos em TV aberta do São Paulo no primeiro turno do Brasileiro.
O local da partida não foi alterado. Permanecerá na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG).
O São Paulo foi um dos últimos times a assinar o novo contrato com a Globo. O clube paulista pediu a ajuda do empresário e apresentador Roberto Justus para negociar com a emissora carioca.
LITÍGIO
Quando anunciada a tabela do Brasileiro e o São Paulo ainda estava em litígio com a emissora carioca, a Globo havia reduzido a presença do time do Morumbi na grade da TV aberta.
O clube era o principal opositor do plano da emissora de negociar individualmente os direitos de TV do Nacional a partir da edição de 2012. A CBF é aliada da Globo.
A diminuição das partidas de um clube na televisão aberta afeta seu patrocínio, o que abala suas finanças.
No Brasileiro deste ano, o São Paulo teria cinco jogos transmitidos pela TV aberta no 1º turno, sendo dois deles os clássicos com Palmeiras e Santos. No ano passado, também na primeira metade do Nacional, o time teve oito partidas exibidas na Globo.
Entre os grandes de RJ e SP, os são-paulinos sofreram a maior queda de presença na emissora: 37,5%.
O Corinthians, por exemplo, terá 14 jogos transmitidos pela Globo, um a menos que no ano passado. O Palmeiras terá 12 jogos na TV aberta, um aumento de 50%.
O Santos sofreu uma redução de oito para seis partidas.
No Rio, só o Vasco teve variação significativa do número de jogos exibidos, saltando de seis para dez. O Flamengo foi de nove para dez. Fluminense e Botafogo terão quatro cada um na Globo.
O São Paulo também terá bem menos jogos às 16h de domingo, horário nobre do futebol. Serão quatro confrontos no primeiro turno, contra sete no ano passado.
O horário dos jogos é feito conforme a exibição na TV, diz a CBF. Representantes da Globo não foram localizados.
OUTRA MUDANÇA
Outra modificação feita pela CBF, mas a pedido da TV (Sportv) e do América-MG, foi mudar o jogo do clube mineiro contra o Internacional de Varginha (MG) para Campo Grande (MS) das 16h para 18h30 no dia 5 de junho.
Comentários