O deputado federal Rogério Marinho cobrou mudanças nas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O parlamentar participou da audiência pública da comissão especial sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). O grupo estuda a proposta de política educacional do governo para o decênio 2011-2020.
Rogério Marinho criticou a “falência do sistema de ensino”. Segundo o tucano, o índice não mostra com clareza a qualidade das escolas. “O fato é que a educação no Brasil está muito ruim e nós precisamos melhorá-la. A fórmula para corrigir essa fragilidade só é possível com um diagnóstico acertado. O Ideb atesta a qualidade da educação, mas não consegue medi-la com exatidão”, declarou.
Rogério Marinho propõe que os índices da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) sejam publicados para que haja uma análise da qualidade do ensino. De acordo com o potiguar, a divulgação dos dados é importante para comparar a situação da educação brasileira com a de outros países. “O teste de proficiência internacional Pisa nos colocou entre os últimos colocados. Isso mostra que há muito a ser feito em relação à qualidade do ensino”, afirmou.
Comentários