Estação Cultural será palco de mais um espetáculo teatral nesta sexta-feira 20 de maio
Nesta sexta-feira 20/05, a partir das 19h na Estação Cultural, será apresentado o espetáculo teatral “Negrinha”, do conto de Monteiro Lobato.
O espetáculo, é uma realização da Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Fundação de Cultura Nilo Pereira, cujos jovens atores foram formados a partir de diversas oficinas de teatro oferecidas pelo município, dirigidas pelo professor Washington Pereira sob a coordenação de Waldeck Araújo de Moura.
Esse projeto teve início em 2010 e conta com a participação de alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino.
De acordo com o diretor presidente da “Fundação de Cultura Nilo Pereira”, Waldeck Araújo, o objetivo é formar cada vez mais atores locais, para que assim se possa enaltecer o crescimento da cultura local, bem como, dos adeptos da arte.
NEGRINHA
O espetáculo “Negrinha” foi encenado pela primeira vez no ano de 1978 em Natal pela Companhia Manacá de Teatro, sob a direção de Costa Filho.
Inspirado no conto de Monteiro Lobato, a peça narra a história de uma escrava que é tirada de sua terra juntamente com seus pais e que são vendidos a senhores de engenhos.
A partir de então, Negrinha passa por torturas e sofrimentos diversos.
Viajando pelo Brasil colonial você vai se entregar a essa história comovente e cheia de encantos que retrata uma cultura secular.
Negrinha é um espetáculo para todos os públicos. Esta é a terceira montagem feita pelo Grupo Inovart. A primeira foi em 1987.
O GRUPO
O Grupo Inovart, hoje Companhia, surgiu em meio aos agitados anos 80, através de oficinas teatrais oferecidas pelo extinto Núcleo Regional de Educação-NURE.
O resultado dessas oficinas foi a formação de 15 alunos/atores que atuaram em nove espetáculos apresentados em diversas cidades do Rio Grande do Norte.
Hoje, o Grupo conta com novos atores, preparados através das oficinas de teatro da Fundação Nilo Pereira de Ceará-Mirim, comandadas pelo professor Washington Pereira, o mesmo que fundou o Inovart em 1986. A produção do espetáculo é do diretor-presidente da “Fundação Nilo Pereira”, Waldeck Araújo.
O prefeito Antônio Peixoto, que muito já tem feito pela cultura cearamirinense, já confirmou presença ao espetáculo.
Jorge Moreira
Comentários