Record x SBT, vamos analisar?!









Convido os leitores para fazermos uma análise objetiva dos números entre SBT e Record. Será necessário esquecermos durante alguns minutos elementos como paixão pela rede ou ódio religioso/comercial, vamos apenas olhar as pesquisas. Combinado?!
Os quatro grandes energéticos da tv são novelas, telejornais, seriados e shows. Dentre estes, qual rede, entre Record e SBT, conseguiu chegar aos dois dígitos e, principalmente, se manter neles? Qual das duas redes adaptou uma novela mexicana e tem se mantido no segundo lugar? Qual deles fez uma minissérie, onde houve milhões em investimentos e conseguiu os sonhados pontos acima de 9?
E se partirmos para o mundo do jornalismo, qual rede consegue 12 pontos e qual amarga 5 ou 6 com seu principal telejornal? Qual delas chegava aos 11 pontos com as investigações de Cabrini e qual sofre nos 5 simples pontos com o mesmo estilo e âncora? Ainda mais, e desta vez não envolvendo pontuação, qual das duas redes se propôs a investir em jornalismo e chegou ao ponto de criar uma rede especificamente para esta linha de programas? Voltando aos pontos, que rede conseguiu manter um programa com curiosidades e entrevistas tal como o “Hoje em Dia” e não se viu obrigado a cancelar o programa por falta de público? E só um pouco mais, quem arriscou desafiar o “Fantástico” com um programa no mesmo estilo e conseguiu assustar, enquanto a outra rede sequer cogitou algo nesta linha?
Mudando para o mundo das séries, vamos direto aos nomes, SBT tem contrato com a Warner mas, convenhamos, qual série da tv aberta desta produtora tem o mesmo sucesso e influência dos comentados “House”, “CSI” e “Monk”? Veja bem, amigo leitor, estamos falando em influência e não em quantidade.
E no mundo dos realities, quem conseguiu tornar ”Ídolos” o grande sucesso da tv? E entre “A Fazenda” e “Solitários” qual teve maior impacto?
No mundo dos shows, o SBT é barra pesada para a concorrência mas, convenhamos, a diferença de Ibope entre Ana e Eliana é pequena, Gugu já assustou até o Faustão e Faro dá laço em Raul Gil nos finais de tarde de sábado.
Ainda falta muito para a Record encostar na Globo, isso é certo, mas os números entre SBT e Record deixam claro o quanto a rede de Sílvio Santos tem que melhorar para voltar ao disputado segundo lugar.

Comentários

Anônimo disse…
Mesmo com pouco conteudo,ainda prefiro o Sbt que a Record.