Ceará-Mirim realiza pré-conferências municipais de saúde


Saúde realiza pré-conferências municipais preparatórias para a 5ª Conferência Municipal
Três pré-conferências municipais de saúde, respectivamente nos próximos dias 27 e 28 deste mês de junho, irão preparar e mobilizar a população cearamirinense em geral para a 5ª Conferência Municipal de Saúde a ser realizada no próximo dia 5 de julho no auditório “Prefeito Roberto Varela” da Estação Cultural.
A Secretaria Municipal de Saúde já promoveu uma reunião com a comissão organizadora das pré-conferências e conselheiros de saúde para fazer os acertos finais visando a realização.
Ficou decidido que na segunda-feira 27/06 a partir das 8h no auditório “Orione Barreto” do Centro administrativo do município, acontecerá a pré-conferência da cidade envolvendo ainda, as comunidades de Massangana, Lagoa Grande, Tabuão, Raposa, Oitizeiro, Nova Esperança e Massaranduba.
No mesmo dia, às 17h será realizada a pré-conferência da localidade de Coqueiros, onde também participam os distritos que vão desde Mineiro, passando por Rio dos Índios e Caiana até a região de Muriu e Jacumã.
Já na terça-feira 28/06, será a vez da comunidade de Ponta do Mato receber a pré-conferência municipal de saúde, que beneficiará também as comunidades de: assentamento Marighella, São Sebastião 1 e 2, Padre Cícero, Marcoalhado, Logradouro, Primeira Lagoa e Adjacências.
As pré-conferências servem como verdadeiros aperitivos, uma preparação para o grande encontro do dia 5 de julho na Estação Cultural.
Elas são importantes para que a comunidade possa de forma livre e democrática indicar seus delegados e respectivos suplentes que irão debater, apresentar propostas e buscar soluções que venham viabilizar melhoras para a saúde do município.
Durante as pré-conferências, que são direcionadas para conselhos comunitários, associações, igrejas, entidades, instituições, escolas e a população em geral, membros da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, destacarão o quanto é fundamental a participação efetiva da comunidade nas discussões, que tangem políticas públicas no setor de saúde, e como cada cidadão poderá levar sua parcela de contribuição para se buscar o aperfeiçoamento e um melhor funcionamento do Sistema único de Saúde-SUS aos seus usuários.

Jorge Moreira

Comentários