A longa espera de oito anos culminou com 90 minutos de pura emoção no Couto Pereira e, embora não tenha saído de campo com a vitória, o Vasco conquistou pela primeira vez a Copa do Brasil nesta quarta-feira e pôs fim a um incômodo jejum de títulos. A equipe carioca ergueu o troféu mesmo derrotada por 3 a 2 na partida de volta da decisão - depois da vitória por 1 a 0 no duelo do Rio de Janeiro - e de quebra garantiu a primeira vaga na próxima edição da Copa Libertadores.
Assim como aconteceu ao longo de toda a competição, o desempenho fora de casa fez a diferença para a equipe de São Januário. Os gols marcados por Alecssandro e Eder Luis em Curitiba fizeram a diferença, garantindo ao time de Ricardo Gomes o primeiro título desde a conquista do Campeonato Carioca em 2003. O último título nacional do Vasco aconteceu há onze anos, O Brasileirão de 2000.
"Quando cheguei ao Vasco disse que tinha vindo para buscar títulos e as pessoas me olharam torto. Está aí a resposta, atingi meu objetivo", disse Alecsandro, autor do único gol da partida de ida do confronto.
A vantagem vascaína poderia parecer pequena antes da partida, mas o animador retrospecto da equipe carioca fora de casa inspirava confiança. A expectativa parecia se confirmar logo aos 11 minutos, quando o mesmo Alecsandro que havia marcado o gol da vitória no Rio apenas empurrou a bola para o fundo da rede após bela jogada de Diego Souza e Eder Luis. Mas a emoção estava apenas começando: aos 29, o artilheiro Bill deixou tudo igual no Couto Pereira.
Os donos da casa ganharam novo fôlego e deixaram para trás o baque sofrido no início da partida. A virada veio aos 44 com Davi e deixou o Coritiba a um gol do título, mas não tirou a cabeça dos vascaínos do lugar - embora tenha colocado ainda mais fogo no duelo. A equipe de Ricardo Gomes voltou com tudo do vestiário e respirou aliviada aos 12 minutos, quando Eder Luis dominou a bola na intermediária e chutou forte para gol. Edson Bastos falhou e o jogo ganhou ainda mais emoção com o novo empate.
A decisão ganhou contornos dramáticos aos 20 minutos, com mais um gol do Coxa. Aos 20, Willian recebeu a bola e soltou um belo chute no ângulo de Fernando Prass, colocando seu time novamente a um gol do título. A partir daí, o Coritiba não deixou de pressionar e ameaçou os cariocas em diversas oportunidades, mas não conseguiu balançar a rede novamente. O belo desempenho do Coxa no início da temporada, com a incrível sequência de 24 vitórias e o título estadual invicto, ficou para trás graças à determinação cruzmaltina.
O Vasco controlou os nervos e se segurou até o fim da partida na base da raça, garantindo o título inédito da Copa do Brasil. Felipe, um dos jogadores mais experientes do elenco vascaíno, comemorou mais uma conquista pelo time de São Januário depois de oito anos.
Comentários