Campanha de vacinação contra a pólio

Faltam menos de quatro pontos percentuais para que Ceará-Mirim alcance a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Pólio. A meta preconizada pelo MS é de 95%.
De acordo com o último boletim parcial divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde, 5.581 crianças já haviam sido vacinadas, de um total de 6.091, o que corresponde a um percentual de cobertura de 91,63%.
A vacinação continua até a próxima semana em todas as unidades de saúde de Ceará-Mirim.
A secretária de saúde do município, Elaine Lima, faz um alerta aos pais ou responsáveis, no sentido de levar seus filhos para tomarem a vacina que previne contra a paralisia infantil. “É muito importante que os pais levem seus filhos para vacinar, e prevenir uma doença que está erradicada no Brasil, mas que não custa nada prevenir as nossas crianças”, destaca Elaine Lima.
A secretária lembra ainda, que a segunda etapa da campanha tem início no dia 13 de agosto próximo.
ÚLTIMO CASO DE PÓLIO
No Brasil, o último registro de casos de pólio foi em 1989, no município de Souza no estado da Paraíba. Atualmente, segundo o Ministério da Saúde o poliovirus, causador da doença, circula na Índia, Nigéria, Paquistão, Egito, Niger, Afeganistão e Somália.
Além dessas áreas, a Organização Mundial da Saúde-OMS, considera Angola, Bangladesh, República Democrática do Congo, Etiópia, Nepal e Sudão como regiões com alto risco de reintrodução da poliomielite.
PARALISIA INFANTIL
A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.
A doença á causada e transmitida por vírus ( o poliovirus), e a infecção se dá principalmente por via oral.

Jorge Moreira

Comentários