Como acabar com a compulsão por compras


A compulsão por compras é considerada uma doença chamada oniomania (mania decomprar), as pessoas que sofrem com esse “transtorno de impulso” acabam gastando mais do que ganham, se afundando em dívidas. Hoje vamos falar um pouquinho mais sobre o assunto.
Vale lembrar que nem todo mundo que gosta de comprar sofre com o problema. O comprador compulsivo geralmente sente culpa pela compra, acaba optando por mentiras, arrependimento, esconde as compras, fica inquieto quando não pode comprar.
A pessoa sente uma necessidade imensa de comprar o produto, mais muitas vezes nem o tira da embalagem. Segundo os especialistas as compras trazem prazer, que não controlado pode se tornar um vício, ainda mais com tantas facilidades depagamentos e promoções.
Felizmente existem diversos tratamentos para que o desejo da compra não acabe trazendo sérios problemas financeiros, tornando-se incontrolável. Para os compradores compulsivos as compras são uma “anestesia” emocional momentânea.
O tratamento na maioria dos casos começa apenas quando a situação está bem crítica e as contas elevadas. Primeiramente é importante que a pessoa reconheça a doença e aceite um tratamento, as chances de acabar com o problema são relativamente maiores.
As mulheres são as que mais sofrem com o problema. Entre os tratamentos podemos destacar: terapia em grupo, terapia individual, tratamentos psicológico ou psiquiátrico e medicamentos. Também é de extrema importância a ajuda de familiares e amigos, que possam assumir as finanças.
É importante aprender a se controlar, e a ajuda de um profissional pode ser bem eficaz. Não tenha vergonha, esse é um problema que precisa ser tratado o quanto antes para não se tornar ainda mais grave. Alguns hospitais oferecem o tratamento gratuito, informe-se em seu município.

Comentários