CEARÁ-MIRIM SEDIA I FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DO MATO GRANDE


A Prefeitura de Ceará-Mirim, através da SEMAG - Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento apoiou no “Dia do Agricultor”, 28 de julho, a realização da I Feira da Agricultura Familiar do Mato Grande, durante a programação da semana do município. O evento iniciou às 8:00 h, no auditório Prefeito Roberto Varela, na Estação Cultural, e se estendeu até às 17:00. Teve como principal objetivo fomentar a agricultura familiar e economia solidária na valorização dos produtos agrícolas, artesanais e sócio-culturais para a prática de um desenvolvimento sustentável em benefício dos agricultores locais, em uma produção agrícola associada à cultura regional.
Seminário de Fruticultura, sorteios de brindes, apresentações culturais, amostra e comercialização dos produtos da agricultura familiar e economia solidária foram às principais atividades desenvolvidas na feira. O Programa Territórios da Cidadania, junto ao FOMAG - Fórum de Desenvolvimento Territorial do Mato Grande,COOAFES e ARCO são os maiores responsáveis pela realização da I Feira da Agricultura Familiar da região, em parceria com o MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário e Banco do Nordeste.
“É importante prestigiar e adquirir os produtos da agricultura familiar. Ceará-Mirim está de parabéns pelo envolvimento com a produção agrícola, através dos assentamentos e comunidades rurais. Valorizem, comprem os produtos e frutos produzidos nesta terra! Hoje pude conhecer e saborear as delícias daqui, a rapadura, o mel, os doces, e as frutas da região. Só senti falta do peixe, já que alguns municípios deste território possuem praias é preciso inserir a pesca nós próximos eventos”, ressaltou Marcílio Lucena, Superintendente Regional do MPA.
Ceará-Mirim, Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Jandaíra, João Câmara, Jardim de Angicos, Maxaranguape, Pedra Grande, Poço Branco, Pureza, Rio do Fogo, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso, Taipu, Touros e Parazinho compõem os 16 municípios do Território do Mato Grande. Agricultores Familiares de toda região participaram da feira, em um intercâmbio de culturas sócio-agrícolas.
“Nesses 153 anos de Ceará-Mirim é uma honra para nós cearamirinenses receber a I feira em homenagem ao agricultor familiar. Nosso município tem muito que mostrar nesta área, desde o corte de terras à assistência técnica rural e serviços públicos gratuitos oferecidos pelo governo Peixoto, ao homem do campo”, afirmou Francisco Navegantes, Secretário de Agricultura de Ceará-Mirim.
 O Prefeito Antônio Peixoto esteve presente na solenidade de abertura da feira, visitou as tendas agrícolas, comprou uma cesta de palha, um ramalhete de flores e um pote de doce.  Diversos produtos da região e da terra dos verdes canaviais foram comercializados na exposição.  Desde frutas, verduras,  legumes até o artesanato e iguarias regionais.
Além da diversidade dos produtos agrícolas e artesanais, o evento contou com  ricas apresentações de artistas da terra, que resgatam e preservam a cultura regional. Entre as principais atrações se destacou o grupo da comunidade indígena Toré, formado por crianças do Projeto Flauta Cabocla. Ao som de um sanfoneiro  e de um grupo músical de Ceará-Mirim , os visitantes da I Feira da Agricultura Familiar do Mato Grande também poderam ouvir um tradicional forró pé de serra.  

Jornalista Daiana Brandão 


Comentários