Prefeitura e Secretaria de Agricultura criam Feira de Agroecologia e Economia Solidária


A população cearamirinense passa a ter mais uma opção no que diz respeito a uma alimentação mais saudável.
É que, a Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e Fundação de Cultura Nilo Pereira, em parceria com a Associação dos produtores e produtoras de orgânicos do município, está criando a Feira de Agroecologia e Economia Solidária.
A primeira edição acontece nesta sexta-feira 05/08 e se repetirá todas as sextas-feiras a partir das seis horas da manhã no pátio da Estação Cultural, localizada no bairro Santa Águeda, próximo a estação ferroviária.
De acordo com o secretário de agricultura e abastecimento do município, Francisco dos Navegantes, o objetivo do projeto é esclarecer os consumidores sobre os produtos orgânicos com uma abordagem sobre os benefícios ambientais, sociais e nutricionais, além de estimular a produção e o consumo desses alimentos.
Para o prefeito Antônio Peixoto, essa proximidade com o consumidor é muito importante para a produção orgânica no município de Ceará-Mirim, uma vez que, o grande incentivador dos produtores é o consumo dos produtos. “Esse projeto é uma grande oportunidade para se conhecer os benefícios que os alimentos orgânicos trazem para a saúde das pessoas”, ressalta o prefeito Antônio Peixoto.
ALIMENTOS ORGÂNICOS
Os alimentos orgânicos são produzidos com base nos princípios agroecológicos. Isso significa que eles são mais seguros para quem produz, para quem consome e para o meio ambiente.
As propriedades orgânicas buscam diversificar e integrar a produção de várias espécies vegetais e animais com o objetivo de criar ecossistemas mais equilibrados e ajudar na manutenção da biodiversidade. Além de mais saborosos, os alimentos orgânicos se conservam por mais tempo na geladeira sem perder suas qualidades nutritivas. Seu processo de produção é artesanal e cuidadoso.
O resultado desses cuidados com a produção, são alimentos mais ricos em vitaminas, sais minerais e outras substâncias importantes para a saúde.

Jorge Moreira

Comentários