A comunidade rural de Ponta do Mato, interior de Ceará-Mirim, recebe nesta sexta-feira 16/09 o projeto “Saúde em Ação”.
A Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando diversas ações objetivando levar à população rural do município diferentes serviços e especialidades médicas, aproximando a saúde a aqueles que têm menos condições de se deslocar de sua localidade à uma unidade de saúde na cidade.
O projeto, que teve início no último dia 26/08 na comunidade de Primeira Lagoa, já passou pelas localidades de Aningas e Matas, oferecendo aos moradores especialidades como: ginecologia, pediatria, odontologia, cardiologia, clínica geral, além de outros serviços como: nutricionista, fisioterapêuta, aplicação de flúor para crianças, e a participação de enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde, Programa Saúde da Família, e equipe de apoio.
Só para se ter uma idéia, na última edição do projeto, desenvolvida na sexta-feira 09/09 no distrito de Matas, foram contabilizados os seguintes atendimentos: Clínico Geral 133; Pediatria 79; Ginecologia 40; Extrações de dentes 50; Aplicação de Flúor em 79 crianças e outros 20 atendimentos com nutricionista.
As ações são coordenadas pessoalmente pela secretária de saúde do município Elaine Lima, e a visita do prefeito Antônio Peixoto, que faz questão de ver de perto como os trabalhos estão sendo desenvolvidos.
Nesta sexta-feira 16/09, o projeto estará sendo realizado na comunidade de Ponta do Mato, com a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde se instalando no Assentamento Mariguela a partir das 8h se estendendo até às 12h.
O prefeito Antônio Peixoto tem destacado os avanços na rede municipal de saúde, que desde o início de sua gestão vem atendendo a população cearamirinense com serviços que vão desde a assistência básica até o atendimento de média complexidade.
Já a secretária municipal de saúde, Elaine Lima, avalia como positiva a realização dessas ações de saúde no interior de Ceará-Mirim. “A população tem a oportunidade de receber em sua localidade todos esses serviços, aliás, todos os serviços das unidades de saúde da zona urbana”, frisa a secretária.
Elaine destaca também, que a população pode observar que um sistema de saúde é viável, não só com o estímulo financeiro, mas principalmente com a vontade do gestor, a vontade política de se fazer um sistema de saúde pública que realmente atenda as necessidades de uma grande parcela da população.
Jorge Moreira
Comentários