A Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim realizou na última terça-feira (6/9), uma audiência com os prefeitos de duas principais cidades da Grande Natal, com o objetivo de ajudar a elaborar um projeto técnico, por meio de uma ação integrada, que tem por finalidade buscar recursos e implementar a implantação de infraestrutura para cidade digital, na formação da rede metropolitana de sistemas de tecnologia da informação, baseados em fibras óticas ou rádio, interligando órgãos e instituições públicas locais no processo de inclusão social, através dos serviços públicos eletrônicos, voltados para modernização da gestão pública dos municípios.
Além da terra dos verdes canaviais, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Parnamirim, pretendem implantar essa importante rede tecnológica. A implantação se integrará ao Projeto PNBL (Banda Larga Brasil) operado pela TELEBRÁS, o qual visa construir uma rede própria para integrar os entes públicos federais, estaduais e municipais. A Prefeitura de Parnamirim, através Assessoria Especial de Ciência e Tecnologia da Informação – ASCTI vem encabeçando esse projeto, onde já existe uma gestão interessada e comprometida com ciência e tecnologia da informação, coordenada por Dario Medeiros. O programa de infraestrutura para criação do conceito de cidade digital, provavelmente após a apresentação do projeto ao SICONV, obtendo a devida aprovação, deverá ser implantado já no início de 2012 nos municípios citados, os quais serão gerenciados pelo sistema nacional de convênios.
O município de Ceará-Mirim possivelmente participará do Programa de Infraestrutura da Cidade Digital do Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto será elaborado em uma ação conjunta dos prefeitos Antônio Peixoto, Jaime Calado de São Gonçalo, Klauss Rêgo da cidade de Extremoz, assim como Maurício Marques de Parnamirim. A Coordenadoria de Projetos Especiais da Prefeitura de Ceará-Mirim prepara-se junto a essas prefeituras para elaboração dos seus projetos.
Durante a audiência realizada no gabinete do Prefeito Antônio Peixoto, estiveram presentes o prefeito Jaime e Klauss, com os representantes das equipes técnicas das respectivas prefeituras. Na ocasião foi discutida a necessidade de participação dos municípios na elaboração do projeto para infraestrutura de redes de computadores com acesso a internet em banda larga, nos setores públicos municipais. A assessoria técnica da Prefeitura de Parnamirim, também marcou presença. Esse novo modelo de gestão pública com uso da tecnologia da informação, desenvolvido por modernos sistemas georeferenciados e interligados, está sendo viabilizado pela UFRN. Atualmente encontra-se em fase de desenvolvimento e testes no município de Parnamirim.
O desenvolvimento de estratégias da implantação da cidade digital, através de um sistema eletrônico de redes integradas vai contribuir com uma série de benefícios nas diversas áreas do setor público municipal, tais como: segurança, educação, saúde, teletrabalho, controle de tráfego e mobilidade urbana, comunicações unificadas, geoprocessamento, automatização de processos da administração pública, portal do governo eletrônico e aplicações para melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelas prefeituras.
De acordo com Rosangêla Sá, Coordenadora de Projetos Especiais da Prefeitura de Ceará-Mirim, espera-se o aumento da eficiência administrativa, e a ampliação do acesso dos cidadãos a internet em banda larga e a implementação dos serviços públicos eletrônicos, que além de facilitar a qualidade dos serviços da gestão pública, também vai favorecer a transparência das ações governamentais.
Comentários