PROJEÇÃO E DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO CEARAMIRINENSE

CEARÁ-MIRIM É DESTAQUE EM PROJETOS NACIONAIS DE TURISMO 


Prefeitura de Ceará-Mirim, através da Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico tem participado efetivamente das práticas turísticas implementadas pela ABBOTC – Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais, e ACG - Associação de Cultura Gerais, as quais com o apoio do SEBRAE realizam distintamente atividades voltadas para desenvolver o setor turístico local. A primeira desenvolve o projeto “Trem é Turismo” e a segunda o “Produção Associada ao Turismo – Ferramenta Metodológica para Desenvolvimento e Integração de Atividades Turísticas”.
A terra dos verdes canaviais é praticamente a única cidade potiguar que participa da implantação desses projetos. A capital natalense é a origem, mas Ceará-Mirim é o destino. O município foi escolhido entre as poucas cidades brasileiras contempladas por se destacarem com potenciais turísticos, históricos e sócio-culturais, e projeta-se para fomentar o comércio municipal agregado a produção agrícola, culinária e artesanato da região, ao receber turistas, durante os eventos esportivos da Copa do Mundo em 2014.
A cidade possui uma diversidade de atrativos turísticos, conhecido como “As Quatro Estações de Ceará-Mirim – Conhecendo e vivenciando a arte, os engenhos, o saber e os sabores dessa terra lendária”, composta pela visita a estação cultural localizada na estação ferroviária, que a Estação das Artes; as demais são as estações dos Engenhos, do Saber (city tour) e do Sabor (Mercado Público do Café).
O município faz parte do Catálogo Turístico Nacional e recentemente participou do Salão do Turismo em São Paulo. Em meio a centenas de cidades, está entre as 12 aprovadas em todo o país, pelos consultores do Ministério do Turismo, e é a única cidade do RN, qualificada a participar do projeto “Produção Associada ao Turismo”. Em junho deste ano, agentes de viagem de Natal, consultores da ACG e representantes do SEBRAE estadual participaram de um FAMTOUR para conhecer e divulgar as atividades turísticas, associadas às manifestações culturais, ao artesanato e produtos agropecuários locais.
Ceará-Mirim representa o Rio Grande do Norte e também é o único do Brasil que apresenta um roteiro turístico destinado a engenhos, o denominado “Trem dos Engenhos”, que pretende ampliar a competitividade das operações turísticas e com isso promover um maior desenvolvimento econômico, na geração de emprego e renda.Além disso, visa melhorar a promoção dos atrativos turísticos locais em nível nacional e dessa forma valorizar o patrimônio físico, histórico e cultural, que envolve o trem da cidade”, afirma Mychelle Fernandes, Secretária Adjunta Municipal de Turismo.
O “Projeto Trem é Turismo” tem como principal objetivo contribuir para a melhoria da gestão das operações de trens turísticos e dos empreendimentos vinculados a estas e promovê-las para o turismo de todo o país. Contempla 24 trens turísticos e culturais em 11 estados brasileiros que participam desse projeto.
Oficinas de direcionamento estratégico, análise de competitividade das operações, diagnóstico dos micro e pequenos empreendimentos, oficinas de capacitação, consultorias, elaboração de planos de mercado, orientação para centrais de negócios e estímulos para a formalização de empresas, são atividades que já foram desenvolvidas em Ceará-Mirim, com o apoio da Prefeitura Municipal e participação de empreendedores cearamirinenses.
“Desde de julho de 2010 foram realizadas em Ceará-Mirim com o apoio da prefeitura local, 4 oficinas de gestão, diagnóstico de competitividade; 3 sessões de consultorias individuais. No total foram beneficiados 63 empreendedores locais”, afirmou Tiago Melo consultor técnico do “Projeto Trem é Turismo”. Segundo Tiago, o projeto também pretende revitalizar e recuperar linhas férreas em todo o Brasil, e oferece suporte comercial aos 24 trens contemplados, com assessoria de imprensa, atuação em redes sociais, representação de classe e participação na ABAV - Associação Brasileira de Agentes de Viagens.
Na entrevista concedida a Janaína Ávila, o Presidente da ABBOTTC, Sávio Neves, ressaltou que este ano, as expectativas do projeto, são excelentes. “... o Brasil sediará uma sequência de grandes eventos esportivos, o projeto vai propiciar um avanço sem precedentes do turismo ferroviário. Há ainda outro ponto favorável: por ser uma modalidade que complementa os produtos turísticos, a tendência é que o segmento alavanque os destinos turísticos em que está inserido”. (http://www.viajandaunblog.pop.com.br/post/3047/projeto-trem-e-turismo-vai-revitalizar-24-roteiros-no-brasil)

Jornalista Daiana Brandão



Comentários

Anônimo disse…
ESSE É MELHOR GOVERNO EM PLANTAR MENTIRAS NA MIDIA, AINDA BEM QUE OPOVO ESCUTA, MAS, TAMBÉM ENXERGAM.