Origem do dia de finados


O dia de finados é celebrado pela igreja católica no dia 2 de novembro. Neste dia os cristãos costumam ir visitar o túmulo de seus entes queridos e rezar pela alma deles, assim como também participam de missas para rezar por aqueles que dessa vida já partiram.
Muitas pessoas não têm o costume de rezar pelas pessoas que já morreram, mas entre os fiéis da igreja católica esse hábito é muito comum. Já os protestantes em geral, afirmam que a doutrina da Igreja Católica, que aconselha a oração aos que já morreram, é desprovida de fundamento bíblico. No entanto, não é interessante ficar discutindo sobre uma religião e outra, pois cada pessoa possui sua crença e seus costumes.
Dia de finados no México
No México, costuma ser realizada a festa do dia dos mortos, a qual é bem característica da cultura do país e atrai diversos turistas. A festa mistura formas de devoções de origem cristã com ritos centenários das antigas culturas. Os habitantes do México criaram através dessa festa uma maneira alegre e feliz de lembrar-se de seus antepassados.
De acordo com historiadores, o dia 2 de novembro não foi escolhido por acaso, pois no dia 1º de novembro é celebrado o Dia de Todos os Santos, fazendo com que também seja prestada uma homenagem a aqueles que morreram em estado de graça, mas não receberam a canonização (termo usado pela Igreja Católica que faz referencia ao ato de atribuir o estatuto de Santo a alguém que já era Beato.
Desde quando é comemorado o dia de finados
O Dia de Finados (ou Dia de Todos os Santos) é comemorado desde o século 1º, onde os cristãos rezam pelos falecidos e comemoram a vida eterna das pessoas queridas que já faleceram.

Comentários