DEFINIÇÃO DE CURSOS
IFRN e Prefeitura de Ceará-Mirim realizaram audiência pública para definir cursos para o campus local
Para os que não acreditavam na concretização e um antigo sonho da população cearamirinense, a educação profissional já é uma realidade no município.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN e a Prefeitura de Ceará-Mirim, realizaram na manhã da última segunda-feira 21/11 uma audiência pública no auditório da Estação Cultural.
O evento teve como objetivo abrir o debate com a sociedade civil organizada sobre a escolha dos cursos que farão parte da grade curricular do campus do IFRN que já está em fase de implantação no município de Ceará-Mirim.
A audiência contou com a participação do prefeito de Ceará-Mirim Antônio Peixoto, do reitor do IFRN Belchior de Oliveira Rocha, da deputada federal Fátima Bezerra, servidores da instituição, vereadores, secretários municipais de Ceará-Mirim e cidades vizinhas, assim como, professores, diretores, alunos, ONGs, instituições municipais e estaduais, e a população em geral.
Satisfeito, o prefeito Antônio Peixoto mais uma vez comemorou a conquista e o avanço no que diz respeito a uma educação de qualidade para Ceará-Mirim, e destacou o empenho da deputada Fátima Bezerra para incluir Ceará-Mirim na terceira fase de expansão do IFRN no Rio Grande do Norte.
"Já fiz isso deputada, em outras oportunidades, e hoje estamos aqui, agradecidos à senhora, na certeza de que se empenhou, fez seu trabalho de parlamentar para que Ceará-Mirim pudesse ser atendida, honrando assim, os compromissos que a senhora tem com a educação e com o povo de Ceará-Mirim", agradeceu o prefeito Peixoto.
O prefeito também aproveitou a oportunidade para agradecer a toda equipe do IFRN, na pessoa do reitor Belchior de Oliveira, que tem muito se dedicado para que Ceará-Mirim entrasse nessa terceira etapa de expansão, e que fosse agilizado todo o procedimento para que até o final do próximo ano seja concluída a obra do IFRN de Ceará-Mirim.
Presente à audiência pública, a deputada Fátima Bezerra, principal responsável pela inclusão de Ceará-Mirim na terceira etapa de expansão do IFRN, disse o que representa esse dia para o município. "Hoje é um dia muito especial para a história de lutas e de conquistas no campo da educação para Ceará-Mirim e região, porque essa audiência realiza a concretização de um sonho que Ceará-Mirim acalentou, mas nunca desistiu de ter a sua escola técnica", ressaltou a parlamentar.
A deputada fez um retrospecto sobre a perda da Escola Técnica Agricola que existia em Ceará-Mirim, lamentando profundamente porque, segundo disse, era um orgulho para toda a população cearamirinense.
Fátima fez questão de lembrar que ainda no início de sua gestão, o prefeito Antônio Peixoto a procurou em Brasília para pedir que Ceará-Mirim fosse inclusa na terceira etapa de expansão do IFRN.
Ao final, Fátima Bezerra destacou o empenho e a dedicação da presidente Dilma Rousseff no que se refere a expansão da educação profissional no país, mas creditou o grande sucesso do projeto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para quem pediu uma salva de palmas e muitas orações, pelo fato dele está enfrentando hoje um problema de saúde.
Por sua vez, o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira, disse que esse é um empreendimento que chega a Ceará-Mirim pelas mãos de muitas pessoas, e que algumas delas precisam ser destacadas, como o ex-presidente Lula, a atual presidente Dilma Rousseff, a deputada Fátima Bezerra pelo empenho para trazer o campus para Ceará-Mirim, juntamente com São Paulo do Potengi e Canguaretama nessa fase três, e também o empenho do prefeito Peixoto que de pronto se colocou a disposição para a questão do terreno e toda infraestrutura solicitada para a construção do campus.
De acordo com Belchior, o campus do IFRN de Ceará-Mirim terá capacidade para 1.200 alunos e chega com uma proposta de oferecer cursos técnicos, capacitações e atualizações pedagógicas para professores da rede pública no sentido de desenvolver a educação do município e região como um todo. Segundo ele, a idéia é manter uma sintonia de ações gerando crescimento sócioeconômico local e regional, arranjos produtivos culturais e sociais.
A proposta de cursos apresentada pela pró-reitoria de extensão, foi baseada num estudo técnico na região, com dados fornecidos a partir do censo do IBGE, que inclui entre eles, técnicas de informática, técnicas em programas de jogos digitais, técnicas em equipamentos biomédicos, cooperativismo, entre outros.
Já as propostas de cursos que foram apresentadas pela sociedade civil organizada, nas quais podemos destacar, desenvolvimento sustentável no campo, agro indústria, pesca oceânica, guia de turismo, manutenção de cursos já existentes, entre outros, serão levados à uma discussão interna do Instituto, que posteriormente marcará uma nova audiência, dando segmento ao debate sobre a escolha do cursos, provavelmente para o mês de janeiro de 2012, mas que todas as propostas apresentadas serão levadas em consideração pelas reitoria e pró-reitoria do IFRN.
Comentários