ABERTA A 2ª MOSTRA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Público elogia a criatividade de alunos e professores da rede de educação infantil
Desde a manhã desta quarta-feira 09/11 que a Estação Cultural de Ceará-Mirim está mais colorida para receber os cearamirinenses, turistas e visitantes, com a 2ª Mostra de Conhecimentos da Educação Infantil.
A exposição reúne trabalhos desenvolvidos pelo alunos de 41 escolas municipais, entre elas 09 Centros de Educação Infantil-CEIs.
Criada e organizada pela Prefeitura de Ceará-Mirim por meio da Secretaria Municipal de Educação, a exposição apresenta a população diversos trabalhos confeccionados a base na maioria deles de material reciclável desenvolvidos pelos alunos em seus estabelecimentos de ensino, tendo em vista o tema que o evento apresenta este ano: "A Contribuição da Educação Infantil na Formação de uma Consciência Ecológica".
A idéia é mostrar que há uma urgente necessidade de transformação que resgate o respeito pela vida, uma vez que, através da educação ambiental é possível se ter essa oportunidade de se repensar e redefinir o presente e o futuro do Planeta, já que, educar para a sustentabilidade é algo urgente e necessário que deve ser trabalhado desde a infância.
"A proposta é, além de valorizar os trabalhos, enfatizar que em nossas unidades de ensino os alunos constroem os seus conhecimentos brincando", explica a secretária de educação do município Ângela Aquino.
A Mostra também vem encantando o público que comparece.
"Eu acho que a criança tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, mais humana com a certeza de dar o destino adequado e o cuidado de tudo aquilo que evidentemente está ligado ao meio ambiente. Então, em tudo isso eu considero que haja uma interação muito grande com o objetivo de dar a todos eles a orientação necessária para que eles possam crescer com a certeza de ser cidadãos conscientes de suas obrigações", disse o presidente da Câmara Municipal de Ceará-Mirim, vereador Ronaldo Venâncio que prestigiou a solenidade de abertura do evento.
Também participaram do ato de abertura, os secretários municipais Luciano Morais da Defesa Social, Glauciane Tavares da administração, Lindonor Torres do Urbanismo, Luiz de Oliveira Fernandes da Juventude Esporte, Cultura e Lazer, Fátima Alves controladora do município, entre outros coordenadores e auxiliares do governo.
"Muito bonito o material apresentado pelas crianças com seus professores. Na minha época não tinha isso. Adorei a criatividade deles. Estão todos de parabéns", elogia Selma Lúcia, moradora do bairro Nova Descoberta e que passou um bom tempo apreciando a exposição.
Durante a 2ª Mostra da Educação Infantil, a secretária de educação do município, Ângela Aquino, parabenizou o trabalho de toda sua equipe de profissionais e também aos que atuam nas escolas.
Segundo ela, a Educação Infantil tem um projeto integrado de atividades que visa desenvolver o aluno como um todo, respeitando a sua infância. "É exatamente dar uma visão desse trabalho que a Secretaria pretende com essa mostra. Como muitos pais ainda não alcançam a dimensão do projeto pedagógico desenvolvido pelo educadores, a Secretaria de Educação se preocupa em mostrar publicamente para que toda população tome conhecimento", relata a secretária Ângela Aquino.
Um dos pontos mais altos do primeiro dia do evento foi a apresentação de uma peça teatral do Grupo "Teart" do Teatro Alberto Maranhão, intitulada "O mágico de inox, que encantou à todas as crianças que lotaram todos os espaços do auditório "Prefeito Roberto Varela", na Estação Cultural.
O prefeito Antônio Peixoto não compareceu à solenidade de abertura do evento, porque estava em Brasília, onde foi participar do lançamento de um programa social do governo federal, com a presença da presidente Dilma Rousseff.
A programação tem prosseguimento nesta quinta-feira das 8h às 17h com apresentações culturais e visitas aos stands.
Comentários