O número de cheques devolvidos subiu para 2,19% em março, em relação ao total de cheques emitidos no mês, segundo levantamento da Serasa Experian. Em fevereiro, de cada 100 cheques emitidos, dois não tinham fundos suficientes (2%). De janeiro a março, o número de cheques sem fundo representa 2,04% do total. No mesmo período de 2011, o índice estava em 1,89%.
No primeiro trimestre de 2012, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (15,81%). O menor (1,51%) foi verificado em São Paulo . Por regiões, o Norte teve o maior percentual de devolução de cheques nos trimestre (4,42%), enquanto o Sudeste, com 1,64%, foi a região com menor índice de emissão de cheques sem fundos.
Segundo a Serasa, o aumento da quantidade de cheques sem fundos está, em parte, relacionado a questões sazonais. “O terceiro mês do ano é caracterizado por fortes pressões sobre o orçamento familiar, provocadas por despesas como pagamento de parcelas do IPVA [Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores], material escolar e gastos com férias e carnaval”.
Comentários